Programa Gerdau Transforma abre inscrições para capacitar 1.500 pequenos empreendedores

Aulas gratuitas e online estimulam participantes a tirar ideias de negócio do papel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Programa Gerdau Transforma está com inscrições abertas para pessoas com ideias de negócio e em busca de mudança social e geração de renda. A terceira edição do curso deve formar 1.500 empreendedores ao longo deste ano e estão previstas turmas exclusivas para mulheres e negros.

A formação gratuita e online, promovida pela Gerdau em parceria com a Agência Besouro de Fomento Social, apoia pequenos empreendedores a ingressar no mercado de trabalho por meio do empoderamento e fortalecimento individual.

Participantes do programa Gerdau Transforma 2019
Participantes do programa Gerdau Transforma 2019 - Gerdau/Divulgação

São cinco aulas, disponibilizadas no Youtube, que estimulam os participantes a refletirem sobre suas ideias e como montar ou aprimorar o seu negócio. Entre os conteúdos estão a criação da marca, desenvolvimento de produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, conceitos financeiros e plano de ação.

A primeira turma será voltada aos municípios de Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Charqueadas (RS) e as inscrições podem ser feitas até dia 28 de abril no site www.gerdautransforma.com.br.

​As aulas têm início em 26 de abril e, para participar é preciso ter mais de 18 anos e já ter frequentado ou estar matriculado em escola pública.

Em 2020, a Gerdau expandiu o programa para diversos estados e incluiu mais dois países, além de realizar edições de forma virtual por conta da pandemia. Foram 16 turmas e mais de 900 projetos incubados.

“Acreditamos que o empreendedorismo é uma alavanca para empoderar pessoas e moldar um futuro melhor”, diz Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau. “Por isso, temos dedicado grandes esforços a iniciativas voltadas à educação empreendedora”, completa.

Daniele Fontes, de Esteio (RS), participou da edição anterior buscando maneiras de conciliar o trabalho com o filho pequeno em casa. “Entrei no curso sem saber exatamente meu ramo de atuação, mas as aulas me fizeram retomar o dom da minha avó pelos doces”, conta.

Ela criou um negócio de vendas de chocolates pela internet. “Além da independência financeira, o projeto me ajudou a ser mais confiante. Meu sonho é abrir uma cafeteria e hoje sei que com muito trabalho e determinação posso conseguir.”

Vinicius Mendes Lima, fundador da Besouro, considera que a capacitação de três meses e o apoio dos consultores é uma maneira prática e rápida de ajudar os participantes. “Esta mão estendida o tempo todo faz a diferença na vida destes futuros empreendedores”, diz.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.