Descrição de chapéu mercado de trabalho

Festival ODS promove debate sobre recuperação econômica inclusiva

Rodrigo Maia, Flávio Dino, Luiza Trajano e outros líderes discutem dignidade do trabalho e crescimento econômico em evento da Agenda Pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Líderes, gestores e políticos brasileiros participam da segunda edição do Festival ODS, em 25 e 26 de maio, para debater a recuperação econômica inclusiva. Entre os convidados estão o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia; o governador do Maranhão, Flávio Dino; a empresária Luiza Helena Trajano e o economista Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo.

Realizado pela Agenda Pública e Estratégia ODS, coalizão que reúne agentes sociais para ampliar e qualificar o debate sobre as metas da ONU, com apoio da União Europeia, o evento virtual definiu, diante dos desafios impostos pela pandemia, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8, sobre trabalho decente e crescimento econômico, como referência em sua programação.

As entrevistas, oficinas e bate-papos apresentam maneiras de alavancar a economia e promover crescimento econômico em bases sustentáveis, sem que seja deixada de lado a dignidade no trabalho.

A discussão passa por inserção da economia informal e do empreendedorismo no Brasil, produtividade com diversificação, modernização tecnológica e inovação, empregabilidade de jovens e pessoas maduras e requalificação da força de trabalho.

O Festival ODS também traz oficinas gratuitas e cafés temáticos voltados para a inclusão social, fim do trabalho infantil, comunicação não-violenta no ambiente de trabalho e erradicação de condições laborais análogas à escravidão no país.

No dia 25 de maio, às 12h, o painel de abertura aborda a recuperação econômica nos municípios com Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, e o economista Paulo Gala, com mediação de Eliane Trindade, jornalista da Folha.

No mesmo dia, às 17h, serão discutidos inclusão produtiva, trabalho informal e empregabilidade em painel com Patrícia Ellen (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo), Raphael Medeiros (Centro de Empreendedorismo da Amazônia), Pâmella De Cnop (Fundação Vale) e Camila Aloi (Gife).

Às 19h, o deputado Rodrigo Maia refletirá sobre o papel dos governos na viabilização dos ODS, em entrevista para a jornalista Gabriela Lian, da Rede Globo.

No dia 26 de maio, às 12h, o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, debate o tema, seguido por um bate-papo sobre recuperação do comércio e do setor de serviços com Helena Grundig (Agenda Pública), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza) e Ian Prates (Cebrap).

Às 19h do mesmo dia, o encerramento do Festival ODS se dá com a participação do governador do Maranhão, Flávio Dino, que traz a perspectiva de recuperação inclusiva em seu Estado.

O evento também conta ainda com representantes da esfera governamental, empresários e membros de organizações da sociedade civil que refletem sobre a cultura ESG —critérios para empresas e sociedade desenvolverem boas práticas ambientais, sociais e de governança— e seus desdobramentos em diversas frentes da economia.

As inscrições, tanto para os debates com transmissão online quanto para as oficinas, são gratuitas e podem ser feitas no site do Festival ODS.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.