Descrição de chapéu

Oportunidades para profissionais LGBTQIAP+

É urgente articular incentivos para autonomia financeira e segurança psicológica dessa população

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

João Torres

Advogado e internacionalista, presidente-executivo do Instituto +Diversidade

Ricardo Sales

Mestre em comunicação pela USP, conselheiro de administração e presidente do conselho do Instituto +Diversidade

O Dia Mundial do Orgulho LGBTQIAP+ marca a conscientização e reforça a importância do respeito e da promoção de equidade social e profissional dessa comunidade.

Para além da celebração, é importante ressaltar que vivemos um momento de transformação em todos os âmbitos da nossa sociedade. Há uma pressão para que empresas, governos e organismos internacionais tenham uma atuação mais intensa na proteção ao meio ambiente e na promoção de oportunidades que visem equidade social.

O conceito de PIB (Produto Interno Bruto), representado pela soma de todos os produtos e serviços produzidos por uma nação, não é eficaz para captar as desigualdades, o nível de bem-estar social tampouco o preço da degradação ambiental.

​O economista Jim O’Neill defende a ideia de “lucro com propósito”, fomentando que empresas criem maior compromisso com demandas sociais e com uma economia mais sustentável.

​​Não é sem motivo que a discussão sobre as práticas ESG esteja em evidência em diversas partes do mundo. Investidores e gestoras de fundos têm procurado empresas que se destaquem na agenda ambiental, social e de governança corporativa.

ESG representa uma mudança abrangente e coloca os critérios de desempenho financeiro e não-financeiro em condições de maior equilíbrio.

​​É neste contexto que ocorre um crescimento da atuação de empreendedores sociais, pessoas que constroem negócios cujo impacto é a melhoria da sociedade. Segundo relatório apresentado ano passado pela Fundação Schwab, o Brasil está entre os dez países mais impactados por essas atividades.

A morosidade das políticas públicas e o aumento expressivo das desigualdades no contexto da pandemia exigem que empreendedoras e empreendedores desenvolvam ideias inovadoras que busquem melhorar as condições de vida das pessoas e de suas comunidades.

Diante deste cenário, somado à violência crescente e à falta de oportunidades, criamos o Instituto +Diversidade (I+D), que tem como missão empoderar profissionalmente a população LGBTQIAP+ do Brasil, através da articulação de oportunidades que fomentem seu ganho de autonomia financeira e segurança psicológica.

Sem fins lucrativos, a instituição tem como um de seus pilares de atuação o incentivo para que pessoas LGBTQIAP+ empreendam, servindo como incubadora de novos negócios e realizando a gestão inicial de projetos de impacto social, com foco em geração de renda.

O I+D atuará, ainda, conectando empresas à população LGBTQIAP+, visando sua inclusão no mercado de trabalho, além de ser um hub de voluntariado, doações e ações de impacto social para empresas engajadas.

Vamos articular uma rede de apoio com foco em projetos de empregabilidade e geração de renda específicos para a população trans, em situação de maior vulnerabilidade, promovendo parcerias com ONGs e organismos internacionais para campanhas de doação, voluntariado e programas de formação.

Convidamos toda a sociedade civil a participar ativamente da construção de um país mais inclusivo para todas as pessoas. O melhor momento para agir é agora.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.