Prêmio Empreendedor Social 2021 encerra inscrições em 2 de agosto

Veja quem pode se inscrever na segunda edição da premiação em resposta à Covid-19; conheça as novas categorias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Prêmio Empreendedor Social encerra na próxima segunda-feira (2) a etapa de inscrições para sua segunda edição especial em resposta à Covid-19. Em 2021, o principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina reconhecerá quatro Empreendedores Sociais do Ano.

A premiação, realizada pela Folha em parceria com a Fundação Schwab, uma das comunidades-irmãs do Fórum Econômico Mundial, tem quatro categorias: Emergência Sanitária, Inclusão Social e Produtiva, Inovação para Retomada e Soluções Comunitárias.

Serão reconhecidos 12 destaques, três em cada categoria, com eleição de quatro vencedores pelo júri composto por especialistas e personalidades.

Pelo segundo ano, as inscrições serão feitas na plataforma Prosas, parceiro da premiação que é referência em editais, com acesso também pelo folha.com/empreendedorsocial2021.

Quem pode participar do Prêmio Empreendedor Social

Serão aceitas inscrições de ações desenvolvidas em qualquer região do Brasil por empreendedores, assim entendidos como:

  • Pessoas físicas com mais de 18 anos de idade, residentes e domiciliadas no Brasil (independentemente de sua nacionalidade);
  • Entidades privadas sem fins lucrativos, também conhecidas como ONGs, organizações da sociedade civil que sejam formalizadas como associação, fundação ou organização religiosa;
  • Cooperativas, sociedades simples e empresárias em geral (formalizadas como MEI, Eireli, LTDA, S.A, entre outras);
  • Iniciativas sem personalidade jurídica, como redes, coalizões, grupos, plataformas, articulações multissetoriais, coletivos (no caso de iniciativas sem personalidade jurídica, devem ser indicadas de uma até três pessoas à frente da iniciativa para representá-la).

O Empreendedor Social 2021 vai dar visibilidade ao combate à fome e às desigualdades e soluções em áreas como saúde, geração de renda, educação, moradia e ambiente. Também serão reconhecidos exemplos de resiliência e criatividade em territórios periféricos.

Para dar chances iguais a iniciativas pequenas, mas de grande impacto social, a concurso também se volta a ONGs e lideranças comunitárias à frente de ações que mobilizaram até R$ 100 mil em recursos ao longo dos últimos 12 meses.

Vamos reconhecer iniciativas que promovam inclusão social e produtiva e também esforços que impulsionem a retomada econômica e um mundo mais igualitário pós-pandemia", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

Categorias do prêmio em 2021

Os candidatos poderão se inscrever conforme quatro diferentes respostas à Covid-19:

  1. Emergência Sanitária: mitigação da Covid, soluções em saúde, na crise hospitalar e vacinas
  2. Inclusão Social e Produtiva: voltada para segurança alimentar, combate à fome, ajuda humanitária, combate à desigualdade de gênero e raça, precarização do trabalho, empreendedorismo na base da pirâmide
  3. Inovação para Retomada: perspectiva da pandemia como acelerador de futuros, pelo uso de tecnologias para impacto social em áreas como saúde, educação, habitação, democracia, clima e inclusão de pessoas com deficiência
  4. Soluções Comunitárias: exemplos de resiliência, inovação e saídas disruptivas em territórios periféricos

​Vencedores e finalistas são agraciados com uma série de benefícios, entre cursos e mentorias e seleção para programas especiais, que somam mais de R$ 400 mil.

Os candidatos selecionados ganham projeção nacional e internacional, reforçada pelo alto nível de qualificação e pelo networking oferecido pelos parceiros, pela Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e pela Schwab.

Benefícios aos vencedores do prêmio

  • Bolsas de estudo em instituições como Harvard, Fundação Dom Cabral e ESPM
  • Participação em fóruns nacionais e internacionais, promovidos por Idis e ICE
  • Fast-track para fazer parte de redes como Ashoka e Sistema B
  • Consultoria jurídica pela SBSA Advogados
  • Programas de aceleração e mentoria oferecidos por Artemisia, Quintessa, Din4mo, Yunus Negócios Sociais e Vox Capital
  • Visibilidade em todas as plataformas da Folha

​A edição 2021 do Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola e Vedacit. E conta com parceria estratégica de Ashoka, ESPM, Fundação Dom Cabral, Pacto Global, Prosas e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.