Startups apresentam soluções para diversidade nas empresas em evento virtual

Iniciativa do Quintessa incentiva grandes marcas a adotarem práticas ESG a partir de soluções inovadoras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A aceleradora de impacto social Quintessa realiza nesta quinta-feira (29), às 14h, um evento virtual em que startups apresentam soluções para promoção da diversidade nas empresas.

O "pitch day" da Plataforma Negócios pelo Futuro - ESG na Prática busca conectar negócios de impacto a grandes empresas, para que, por meio de parcerias e contratação das soluções, impulsionem a adoção de práticas ESG nas suas operações.

As seis startups mapeadas trazem abordagens no contexto de diversidade racial, de gênero, LGBTQIA+, etária, entre outras. Suas propostas se aplicam a temas como recrutamento e seleção, práticas internas, educação e conscientização e consultoria estratégica. Todas serão avaliadas por uma banca formada pela Vedacit e Braskem, apoiadoras da edição.

O Quintessa, que possui base de mais de 4.000 startups de impacto, identificou pelo menos 100 que atuam para promover inclusão e diversidade no mercado de trabalho.

No mercado de tecnologia, por exemplo, destaca a Toti, que forma refugiados como programadores e conecta com vagas de emprego, e a Parças, com modelo semelhante voltado a egressos do sistema prisional.

A Specialisterne e a Laboratoria são startups que ensinam programação para pessoas autistas e mulheres, respectivamente. E há negócios dedicados à inclusão de negros nas empresas —como a Comunidde Empodera e a EmpregueAfro— e também voltados à empregabilidade de pessoas LGBT+, como a TransEmpregos e a Camaleao.co.

“A agenda de diversidade tem muito a avançar em todas as organizações, incluindo as grandes empresas", diz Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa. "O desafio é complexo e requer conscientização, reflexão, mudanças em políticas internas e também adoção de novas práticas."

Ela reforça que as startups de impacto, que já têm soluções prontas, são caminho eficaz para as empresas trazerem seus objetivos para a prática. "Com o evento, buscamos ampliar o repertório de executivos no tema e apresentar estas soluções", afirma.

O "pitch day" da Plataforma Negócios pelo Futuro é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas neste site.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.