Novo ponto de compra de material reciclável é inaugurado em São Paulo

Projeto da Ambev com cooperativa YouGreen gera renda para catadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cooperativa YouGreen, em parceria com a Ambev, inaugura um ponto de compra de material reciclável em São Paulo. O Ponto Verde, localizado na Barra Funda, incentiva a reciclagem e a conversão de materiais em geração de renda a partir da compra direta, sem intermediários.

Os materiais coletados —vidros, PETs, embalagens plásticas, latas de alumínio, papéis, entre outros— são direcionados à YouGreen. Os valores convertidos são depositados em um cartão, entregue no momento da troca, e podem ser sacados em qualquer caixa eletrônico da cidade.

O projeto foi criado como maneira de incrementar a renda de catadores e pequenos empreendedores para lidarem com os impactos econômicos da pandemia.

"Com a ampliação dos locais na cidade, a YouGreen conseguirá beneficiar um maior número de pessoas e recolher grande quantidade de materiais de volta para a indústria, fomentando a economia circular”, afirma Roger Koeppl, fundador da YouGreen Cooperativa.

Até o final do ano, mais um Ponto Verde deve ser instalado na região Norte e, até 2022, a Ambev pretende ampliar as estruturas para mais locais da cidade.

“A parceria com a YouGreen faz parte de uma das formas que estamos investindo para atingir o nosso compromisso de embalagem circular", diz Nayara Baccan, gerente de sustentabilidade da Ambev. "Fomos pioneiros ao estabelecer, em 2018, metas ambiciosas para gerar impactos positivos ao meio ambiente e à sociedade", completa.

Para conectar os catadores ao Ponto Verde será utilizado o aplicativo Cataki, desenvolvido pela ONG Pimp my Carroça, que aproxima catadores autônomos dos locais de coleta. O Ponto Verde Zona Oeste fica na rua Gustav Willi Borghoff, 100, na Barra Funda. Funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.