Prêmio Empreendedor Social encerra inscrições nesta terça-feira, 10, às 18h

Veja quem pode se inscrever na segunda edição da premiação em resposta à Covid-19; conheça as novas categorias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Prêmio Empreendedor Social prorroga suas inscrições até o dia 10 de agosto às 18h. Em virtude das férias de julho e do elevado número de proposições em rascunho na plataforma Prosas, o concurso encerrará em definitivo esta etapa na próxima semana.

Em 2021, o principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina, ​realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab, lança uma segunda edição especial em resposta à Covid-19.

O prêmio chancela líderes sociais inovadores, sustentáveis e com forte impacto em políticas públicas e na sociedade em geral.

O Empreendedor Social 2021 vai dar visibilidade ao combate à fome e às desigualdades e soluções em áreas como saúde, geração de renda, educação, moradia e ambiente. Também serão reconhecidos exemplos de resiliência e criatividade em territórios periféricos.

Pelo segundo ano, as inscrições serão feitas na plataforma Prosas, parceiro da premiação que é referência em editais, com acesso pelo folha.com/empreendedorsocial2021.

QUEM PODE PARTICIPAR DO PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL

Serão aceitas inscrições de ações desenvolvidas em qualquer região do Brasil por empreendedores, assim entendidos como:

  • Pessoas físicas com mais de 18 anos de idade, residentes e domiciliadas no Brasil (independentemente de sua nacionalidade);
  • Entidades privadas sem fins lucrativos, também conhecidas como ONGs, organizações da sociedade civil que sejam formalizadas como associação, fundação ou organização religiosa;
  • Cooperativas, sociedades simples e empresárias em geral (formalizadas como MEI, Eireli, LTDA, S.A, entre outras);
  • Iniciativas sem personalidade jurídica, como redes, coalizões, grupos, plataformas, articulações multissetoriais, coletivos (no caso de iniciativas sem personalidade jurídica, devem ser indicadas de uma até três pessoas à frente da iniciativa para representá-la).

Vencedores e finalistas são agraciados com uma série de benefícios, entre cursos e mentorias e seleção para programas especiais, que somam mais de R$ 400 mil.

Os candidatos selecionados ganham projeção nacional e internacional, reforçada pelo alto nível de qualificação e pelo networking oferecido pelos parceiros, pela Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e pela Schwab.

CATEGORIAS DO PRÊMIO EM 2021

Os candidatos poderão se inscrever conforme quatro diferentes respostas à Covid-19:

  1. Emergência Sanitária: mitigação da Covid, soluções em saúde, na crise hospitalar e vacinas
  2. Inclusão Social e Produtiva: voltada para segurança alimentar, combate à fome, ajuda humanitária, combate à desigualdade de gênero e raça, precarização do trabalho, empreendedorismo na base da pirâmide
  3. Inovação para Retomada: perspectiva da pandemia como acelerador de futuros, pelo uso de tecnologias para impacto social em áreas como saúde, educação, habitação, democracia, clima e inclusão de pessoas com deficiência
  4. Soluções Comunitárias: exemplos de resiliência, inovação e saídas disruptivas em territórios periféricos

A edição 2021 do Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola e Vedacit. E conta com parceria estratégica de Ashoka, ESPM, Fundação Dom Cabral, Pacto Global, Prosas e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.