Startup entrega refeições saudáveis e frescas para pessoas em situação de rua em São Paulo

Com campanha #100MilSemFome, Eats for You recebe doações por aplicativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Antes da pandemia, a startup Eats for You comercializava refeições de cozinheiros autônomos dentro de centros empresariais em locais como Avenida Paulista e Berrini, em São Paulo. Em 2020, com os trabalhadores em home office, o modelo se adaptou ao delivery e se engajou no combate à fome.

“Toda nossa estrutura foi montada para atender quem trabalha fora de casa”, afirma Nelson Andreatta, 41, CEO da Eats for You. A quentinha era comprada pelo aplicativo e retirada em trailers ou em "foodbikes" dispostas no hall de empresas, sem o custo da entrega.

"A gente tinha uma demanda boa, só que com a pandemia vários escritórios fecharam na região da Paulista e eu me vi sem renda", diz Maura Oliveira, cozinheira do aplicativo.

Na reinvenção, o destino das refeições produzidas pelos 3.000 microempreendedores cadastrados se voltou a residências, no formato delivery. A Eats for You oferece as embalagens e se responsabiliza pela entrega.

"Não era só a necessidade de manter o negócio funcionando, tínhamos dever moral com essas famílias, que viram seu faturamento cair", diz Andreatta.

A startup gera uma renda média de dois salários mínimos por mês para cada cozinheiro ou cozinheira. A expectativa é atingir R$ 2,5 milhões ainda em 2021.

​Outra maneira de manter a renda dos autônomos enquanto os trailers e bikes não são reestabelecidos nas empresas foi a criação do banco de doações, que também ajuda a combater a fome.

Pelo site, é possível fazer uma doação que se torna refeição para pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo. Os cozinheiros ganham para produzir a quentinha e a Eats for You destina para a ONG Rede Rua, que se encarrega da distribuição.

"Nesse modelo montamos uma escala de produção, é mais seguro para os cozinheiros", diz o CEO. “Não temos margem de lucro, queremos garantir que centenas de famílias que têm a Eats for You como fonte de renda principal continuem produzindo."

mulher come quentinha em banco de praça
Com campanha #100MilSemFome, Eats for You entrega refeições saudáveis e frescas para pessoas em situação de rua em São Paulo - Divulgação / Eats for You

Com 35 mil quentinhas já doadas, a meta da startup é a de distribuir 100 mil com a medida emergencial. Doações para a campanha #100MilSemFome podem ser feitas pelo site eatsforyou.com.br/100milsemfome.

Também é possível doar pelo aplicativo Pede Pronto, disponível nas versões Android e iOS, que repassa o valor e ainda dobra a doação, podendo chegar até 25 mil refeições. Empresas podem apoiar doando kits a partir de 1.000 marmitas.

Ele diz que é possível manter o banco de doações após a crise sanitária. "A ação ajuda a comprir nosso propósito, que é transformar vidas por meio da alimentação."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.