Empreendedor Social: Alan Almeida e Carla Cristina vencem na categoria Inclusão Social e Produtiva do prêmio

À frente da Aceleradora dos Parças, casal capacita e insere egressos do sistema carcerário no mercado de TI

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Alan Almeida, 29, e Carla Cristina, 37, são os vencedores da categoria Inclusão Social e Produtiva do Prêmio Empreendedor Social em Resposta à Covid-19 em 2021.

Sensibilizados com a falta de perspectiva profissional de homens e mulheres egressos de presídios e atentos às necessidades do mercado de tecnologia, o casal criou a {Parças} Developers School.

um homem de terno e uma mulher de vestido posam sob um árvore e um muro branco
Alan Almeida, 29,é fundador da Parças Developers School e atua em parceria com Carla Cristina, 37 - Renato Stockler

A startup oferece cursos de programação —blockchain, machine learning, desenvolvimento de games e aplicativos— em "linguagem da quebrada" na Fundação Casa do Brás e no Presídio Feminino do Carandiru, entre outros do sistema carcerário brasileiro, o terceiro maior do mundo.

Na pandemia, a startup selecionou mil jovens para treinamentos a distância, com acompanhamento técnico e pessoal para encaminhá-los ao mercado de TI, carente de mão de obra especializada, com salários competitivos.

Com aportes de fundos para a reestruturação do modelo para o digital, Alan e Carla pretendem ajudar a transformar os 1.500 presídios do país em células de qualificação profissional. Ainda que, para eles, tão importante quanto recuperar seja dar chance para que os jovens não entrem no sistema prisional.

O casal venceu na categoria que inclui esforços para a inclusão na base da pirâmide e o combate à precarização do trabalho na crise. Eles concorreram com Alice Freitas, da Rede Asta, que criou o marketplace Pertinho de Casa, e Nina Silva e Alan Soares, à frente do Movimento Black Money.

A escolha de Alan Almeida e Carla Cristina como Empreendedores Sociais do Ano na categoria Inclusão Social e Produtiva foi feita por um júri composto de personalidades e especialistas, que contou, entre outros, com Alexandre Maioral, CEO da Oracle Brasil, e Renan Ferreirinha, secretário de Educação do Rio de Janeiro.

Ao todo 317 projetos se inscreveram nesta segunda edição com foco no enfrentamento da pandemia da premiação realizada pela Folha em parceria com a Fundação Schwab.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola e Vedacit e parceria estratégica de Ashoka, SPM, Fundação Dom Cabral, Pacto Global e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.