Empreendedor Social: Stella Maris vence na categoria Soluções Comunitárias do prêmio

Assistente social criou tecnologia social de apoio a mulheres que já é replicada em outras favelas do Rio e do Nordeste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Stella Maris Monteiro Moraes, 37, é a vencedora da categoria Soluções Comunitárias do Prêmio Empreendedor Social em Resposta à Covid-19 em 2021.

Fundadora da ONG Anjos da Tia Stellinha, a assistente social foi além do assistencialismo na pandemia, ao criar o projeto Mãe e Muito+ para apoiar as mulheres a conquistar autonomia e emancipação.

Mulher está sentada sobre mesa de jogos. Usa calça de oncinha e blusa azul, está mostrando o muque com um dos braços e sorrindo
Stella Maris Monteiro Moraes, 37, é presidente da ONG Grupo Anjos da Tia Stellinha - Renato Stockler

Ela desenvolveu uma tecnologia social chamada "Quadrilátero do Apoio", pautada em terapia, assistência social, educação e integração social.

O projeto oferece cursos e mentorias ancorados a uma rede de equipamentos públicos da assistência social, como Cras, Creas, Subsecretaria da Mulher e Conselho Tutelar, para prepará-las para um novo normal com resiliência e direitos básicos garantidos.

Com pouco mais de R$ 220 mil, a iniciativa transformou a vida de 750 mulheres e se tornou modelo a ser replicado por sete ONGs pelo Instituto ProFarma e em 20 unidades da rede Gerando Falcões, para 6.000 mulheres.

A carioca, que se diz a mulher mais rica do Rio de Janeiro ao atuar para transformar a vida de tantas mulheres, concorreu na categoria Soluções Comunitárias, que mede exemplos de resiliência, inovação e saídas disruptivas em territórios periféricos.

Concorreu com a arquiteta Ester Carro, que criou o projeto Fazendeiras no Jardim Colombo (SP), e com o gestor José Carlos Brito e a pedagoga Karla Fernandes, que lideram os Quintais Produtivos Agroecológicos em Betânia do Piauí (PI).

A escolha de Stellinha como empreendedora social do ano na categoria Soluções Comunitárias foi feita por um júri composto de personalidades e especialistas, que contou, entre outros, com o infectologista Esper Kallás e a escritora e filósofa Djamila Ribeiro.

Ao todo 317 projetos se inscreveram nesta segunda edição com foco no enfrentamento da pandemia da premiação realizada pela Folha em parceria com a Fundação Schwab.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola e Vedacit e parceria estratégica de Ashoka, ESPM, Fundação Dom Cabral, Pacto Global e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.