Brasil sem Fome é finalista do Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 e concorre com outras 11 iniciativas pelo troféu Escolha do Leitor. A ação combateu a fome na pandemia ao distribuir 6 milhões de quilos de alimentos e tem a atriz Claudia Raia como madrinha.
Até o dia 29 de novembro é possível votar quantas vezes quiser em folha.com/escolhadoleitor_2021, plataforma que também permite doações para as causas finalistas.
Leitores e internautas podem conhecer e se inspirar com os 12 finalistas que responderam com inovação e rapidez aos novos desafios postos pela Covid ao país, em quatro categorias do Prêmio Empreendedor Social 2021: Emergência Sanitária, Inclusão Social e Produtiva, Inovação para Retomada e Soluções Comunitárias.
A ONG Banco de Alimentos, liderada por Luciana Quintão, que há 23 anos busca alimentos onde sobra e leva onde falta, concorre na categoria Emergência Sanitária.
A iniciativa Brasil sem Fome distribuiu 6 milhões de quilos de alimentos em cinco estados, mobilizando parceiros e recursos para combater a insegurança alimentar que escalou na pandemia. Em abril deste ano, pesquisa da Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) apontou 19 milhões de pessoas em estado de fome no país.
"A crise nos levou ao limite, mas diante da urgência, vi que era possível aprender a fazer mais, reforçando a logística, inovando na captação de recursos, aprimorando a articulação em rede e a assistência social", afirma Luciana Quintão, presidente da ONG Banco de Alimentos.
"Tem uma mulher dedicando a vida a combater o desperdício de alimentos, ela mata a fome de 23 mil pessoas por dia", afirma Claudia Raia, em vídeo para engajar apoiadores na Escolha do Leitor.
O resultado da votação popular, o volume de doações e o líder de captação serão anunciados na cerimônia virtual de premiação do Empreendedor Social 2021, em 30 de novembro, transmitido pela TV Folha.
Na edição anterior, a votação popular arrecadou R$ 207 mil para ONGs, movimentos e negócios de impacto finalistas. A plataforma é mais uma vez feita em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagBank PagSeguro.
Correalizado pela Folha e pela Fundação Schwab, o prêmio reconhecerá ainda um vencedor em cada uma das quatro categorias, a partir da escolha do júri composto de especialistas e personalidades.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.