Empreendedor Social: vote e apoie Coletivo Arquitetos Voluntários

Grupo que reformou instalações em hospitais tem Ivete Sangalo como madrinha; participe da Escolha do Leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Coletivo Arquitetos Voluntários é finalista do Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 e concorre com outras 11 iniciativas pelo troféu Escolha do Leitor. O grupo reformou instalações em hospitais para cuidar dos profissionais na linha de frente da pandemia e tem a cantora Ivete Sangalo como madrinha.

Até o dia 29 de novembro é possível votar quantas vezes quiser em folha.com/escolhadoleitor_2021, plataforma que também permite doações para as causas finalistas.

Duas mulheres brancas sentadas em uma casa com uma pia ao lado. Ambas usam blusa branca e calças jeans
Daniela Giffoni, 48, e Bianca Russo, 43, são idealizadoras do Coletivo Arquitetos Voluntários - Folhapress

Leitores e internautas podem conhecer e se inspirar com os 12 finalistas que responderam com inovação e rapidez aos novos desafios postos pela Covid ao país, em quatro categorias do Prêmio Empreendedor Social 2021: Emergência Sanitária, Inclusão Social e Produtiva, Inovação para Retomada e Soluções Comunitárias.

Na categoria Emergência Sanitária, liderado por duas empreendedoras de Porto Alegre (RS), o Coletivo Arquitetos Voluntários usou a arquitetura como ferramenta de transformação.

Em 45 dias, com o apoio de doações e de voluntários, entregaram dormitórios, vestiários e salas de apoio psicológico para quem estava vivendo sob pressão na linha de frente em hospitais: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e de limpeza.

"Enquanto as pessoas ficavam paradas, arregaçamos as mangas e entramos nas instituições de saúde, humanizando espaços físicos e criando ambientes dignos para descansar, dormir e comer", diz Daniela Giffoni, diretora-executiva da organização Arquitetos Voluntários. ​

"Elas foram além das palmas, cuidaram de quem cuida", afirma Ivete Sangalo, em vídeo para engajar apoiadores na Escolha do Leitor.

O resultado da votação popular, o volume de doações e o líder de captação serão anunciados na cerimônia virtual de premiação do Empreendedor Social 2021, em 30 de novembro, transmitido pela TV Folha.

Na edição anterior, a votação popular arrecadou R$ 207 mil para ONGs, movimentos e negócios de impacto finalistas. A plataforma é mais uma vez feita em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagBank PagSeguro.

Correalizado pela Folha e pela Fundação Schwab, o prêmio reconhecerá ainda um vencedor em cada uma das quatro categorias, a partir da escolha do júri composto de especialistas e personalidades.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.