Empreendedor Social: vote e apoie Fazendeiras

Movimento que forma mulheres para construção civil tem Ingrid Guimarães como madrinha; participe da Escolha do Leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O projeto Fazendeiras é finalista do Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 e concorre com outras 11 iniciativas pelo troféu Escolha do Leitor. O movimento que capacita mulheres da favela para construção civil e incentiva reformas em suas próprias casas tem a atriz Ingrid Guimarães como madrinha.

Até o dia 29 de novembro é possível votar quantas vezes quiser em folha.com/escolhadoleitor_2021, plataforma que também permite doações para as causas finalistas.

menina negra de vestido rosa posa em mureta que dá de frente para a favela de Paraisópolis, repleta de casas logo acima de avenida movimentada
Ester Carro, 26, é presidente da ONG Fazendinhando - Folhapress

Leitores e internautas podem conhecer e se inspirar com os 12 finalistas que responderam com inovação e rapidez aos novos desafios postos pela Covid ao país, em quatro categorias do Prêmio Empreendedor Social 2021: Emergência Sanitária, Inclusão Social e Produtiva, Inovação para Retomada e Soluções Comunitárias.

A arquiteta Ester Carro, que vive no Jardim Colombo, favela do complexo de Paraisópolis, agiu em socorro de mães chefes de família desempregadas na pandemia. Liderou uma campanha de doações e o projeto Fazendeiras, que capacita essas mulheres para a construção civil, e concorre na categoria Soluções Comunitárias.

Cursos de azulejista, pintora e eletricista incentivam que as mulheres reformem suas próprias casas e de seus vizinhos. Parte delas foram foi contratada por empresas e outras empreenderam, gerando renda em momento de desemprego.

"Um dos melhores momentos da iniciativa foi ver o crescimento na união das mulheres, engajamento nas ações da comunidade e autonomia para realizar um novo ofício, sem depender exclusivamente da presença masculina", diz Ester Carro, presidente da ONG Fazendinhando.

"Essas mães não só reformaram suas próprias casas, que sofriam com goteira, trinca na parede, falta de reboco, como muitas foram empregadas na construção civil, mercado que só tem 1% de mulheres​​", afirma Ingrid Guimarães, em vídeo para engajar apoiadores na Escolha do Leitor.

O resultado da votação popular, o volume de doações e o líder de captação serão anunciados na cerimônia virtual de premiação do Empreendedor Social 2021, em 30 de novembro, transmitido pela TV Folha.

Na edição anterior, a votação popular arrecadou R$ 207 mil para ONGs, movimentos e negócios de impacto finalistas. A plataforma é mais uma vez feita em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagBank PagSeguro.

Correalizado pela Folha e pela Fundação Schwab, o prêmio reconhecerá ainda um vencedor em cada uma das quatro categorias, a partir da escolha do júri composto de especialistas e personalidades.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.