Empreendedor Social: vote e apoie Fundos Filantrópicos contra a Covid-19

Fonte de recursos para emergências na pandemia tem Giovanna Lancelotti como madrinha; participe da Escolha do Leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A iniciativa Fundos Filantrópicos contra a Covid-19 é finalista do Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 e concorre com outras 11 iniciativas pelo troféu Escolha do Leitor. Os recursos mobilizados apoiaram ações na Amazônia, hospitais e comunidades vulneráveis e têm a atriz Giovanna Lancelotti como madrinha.

Até o dia 29 de novembro é possível votar quantas vezes quiser em folha.com/escolhadoleitor_2021, plataforma que também permite doações para as causas finalistas.

homem de blusa roxa posa em frente a uma biblioteca repleta de livros, com parede amarela ao fundo
Leonardo Letelier, 47, é fundador e CEO da Sitawi Finanças do Bem - Folhapress

Leitores e internautas podem conhecer e se inspirar com os 12 finalistas que responderam com inovação e rapidez aos novos desafios postos pela Covid ao país, em quatro categorias do Prêmio Empreendedor Social 2021: Emergência Sanitária, Inclusão Social e Produtiva, Inovação para Retomada e Soluções Comunitárias.

Os Fundos Filantrópicos contra a Covid-19, na categoria Emergência Sanitária, foram liderados por Leonardo Letelier, fundador e CEO da Sitawi Finanças do Bem.

Ele ofereceu sua expertise em gestão financeira para que R$ 160 milhões em doações chegassem mais rápido aos destinos finais, impactando 2,8 milhões de brasileiros.

"A Sitawi fez a gestão do primeiro fundo emergencial estruturado para enfrentamento da pandemia, ainda em março de 2020", diz Letelier, se referindo ao Fundo Emergencial pela Saúde, parceria entre Idis, Movimento Bem Maior e BSocial.

"Em abril, quando o número de mortes aumentou e os hospitais estavam sobrecarregados, o Matchfunding Salvando Vidas foi lançado. O maior da história, para o maior problema que o Brasil já enfrentou. Essa colaboração ofereceu um mecanismo simples, rápido, transparente, confiável e capaz de fazer os materiais chegarem em segurança onde necessário", afirma.

"Parte dos recursos foi para o Amazonas, na forma de usinas de oxigênio, cilindros, cestas básicas e todo tipo de apoio que a população precisava no momento da crise, principalmente as comunidades ribeirinhas, mais vulneráveis ", afirma Giovanna Lancelotti, em vídeo para engajar apoiadores na Escolha do Leitor.

O resultado da votação popular, o volume de doações e o líder de captação serão anunciados na cerimônia virtual de premiação do Empreendedor Social 2021, em 30 de novembro, transmitido pela TV Folha.

Na edição anterior, a votação popular arrecadou R$ 207 mil para ONGs, movimentos e negócios de impacto finalistas. A plataforma é mais uma vez feita em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagBank PagSeguro.

Correalizado pela Folha e pela Fundação Schwab, o prêmio reconhecerá ainda um vencedor em cada uma das quatro categorias, a partir da escolha do júri composto de especialistas e personalidades.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.