Empreendedor Social: vote e apoie Telemedicina SAS Brasil

ONG leva telemedicina para periferias e tem Xuxa como madrinha; participe da Escolha do Leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Telemedicina SAS Brasil é finalista do Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19 e concorre com outras 11 iniciativas pelo troféu Escolha do Leitor. A ONG desenvolveu nas periferias uma trilha de inclusão digital na saúde e tem Xuxa Meneghel como madrinha.

Até o dia 29 de novembro é possível votar quantas vezes quiser em folha.com/escolhadoleitor_2021, plataforma que também permite doações para as causas finalistas.

mulher loira de blusa azul cruza os braços sorrindo em frente a painé laranja escrito SAS Brasil e Sertões
Adriana Mallet Toueg, 40, é coordenadora médica da SAS Brasil - Folhapress

Leitores e internautas podem conhecer e se inspirar com os 12 finalistas que responderam com inovação e rapidez aos novos desafios postos pela Covid ao país, em quatro categorias do Prêmio Empreendedor Social 2021: Emergência Sanitária, Inclusão Social e Produtiva, Inovação para Retomada e Soluções Comunitárias.

Na categoria Inovação para a Retomada, a médica Adriana Mallet Toueg usou a experiência do atendimento médico nas expedições do Rally dos Sertões para montar uma força-tarefa de saúde nas periferias.

Com profissionais voluntários e tecnologia de ponta, ofereceu monitoramento a distância contra a Covid-19. Para isso, adaptou sua plataforma de telemedicina para atender locais como o Complexo do Alemão (RJ) e o Jardim Colombo (SP). E instalou cabines para aferir sinais vitais, com prontuário
eletrônico e impressora de receitas, que se esterilizam automaticamente após a saída do paciente.

"A grande inovação foi pensar simples. O caminho era ser o 'médico do zap' de pacientes em comunidades", diz Adriana Mallet, fundadora da ONG SAS Brasil.

"O morador da favela não precisa se deslocar até um posto de saúde ou hospital, ele conversa com o médico pelo celular", afirma Xuxa, em vídeo para engajar apoiadores na Escolha do Leitor.

O resultado da votação popular, o volume de doações e o líder de captação serão anunciados na cerimônia virtual de premiação do Empreendedor Social 2021, em 30 de novembro, transmitido pela TV Folha.

Na edição anterior, a votação popular arrecadou R$ 207 mil para ONGs, movimentos e negócios de impacto finalistas. A plataforma é mais uma vez feita em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagBank PagSeguro.

Correalizado pela Folha e pela Fundação Schwab, o prêmio reconhecerá ainda um vencedor em cada uma das quatro categorias, a partir da escolha do júri composto de especialistas e personalidades.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.