Emprendedor Social: Bela Gil é madrinha dos Quintais Produtivos Agroecológicos

ONG que estimula autossuficiência no sertão do Piauí vai à votação popular; veja finalistas e vote na Escolha do Leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A chef e apresentadora Bela Gil é uma das embaixadoras da Escolha do Leitor, votação popular do Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19. A artista se tornou madrinha dos Quintais Produtivos Agroecológicos, uma das 11 iniciativas finalistas do concurso que reconhece lideranças no enfrentamento às consequências da pandemia no Brasil.

"Eles mostraram que alimentação é transformação, que a agroecologia pode matar a fome no sertão​", afirma Bela Gil, em vídeo para engajar apoiadores.

Leitores e internautas podem conhecer e se inspirar com os 12 finalistas que responderam com inovação e rapidez aos novos desafios impostos pela Covid ao país, em quatro categorias do Prêmio Empreendedor Social 2021: Emergência Sanitária, Inclusão Social e Produtiva, Inovação para Retomada e Soluções Comunitárias.

Até o dia 29 de novembro é possível votar inúmeras vezes em folha.com/escolhadoleitor_2021, plataforma que também se volta à doação para as causas finalistas.

José Brito e Karla Fernanda Torres, do Instituto Novo Sertão, colocaram alimento no prato do sertanejo em Betânia do Piauí, cidade com 2º menor IDH do estado. Os Quintais Produtivos Agroecológicos estimulam a autosufissiência no semiário e concorrem na categoria Soluções Comunitárias.

Bela Gil inaugura restaurante em São Paulo, o Camélia Òdòdó
Bela Gil é madrinha dos Quintais Produtivos Agroecológicos - Divulgação

As práticas consideram o baixo índice de chuvas e peculiaridades regionais de alimentos, não usam agrotóxicos e trabalham com eficiência recursos hídricos. O excedente da produção é vendido em feira de orgânicos criada pelo instituto.

"O melhor momento é o tempo da colheita e as feiras orgânicas, quando o sertanejo vence o passado de seca e improdutividade e vê com seus próprios olhos que o sertão produtivo é uma verdade ​", diz José Brito.

A cerimônia de premiação do Empreendedor Social, correalizado pela Folha e pela Fundação Schwab, entidade coirmã do Fórum Econômico Mundial, anunciará os vencedores em cada categoria, escolhidos por júri composto de especialistas e personalidades. A transmissão será em 30 de novembro, às 19h, pela TV Folha.

No mesmo dia, serão anunciados os vencedores da Escolha do Leitor, um deles por número de votos e outro por volume de doações.

Na última edição, a votação popular arrecadou R$ 207 mil para ONGs, movimentos e negócios de impacto finalistas. A plataforma é mais uma vez uma realização em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagBank PagSeguro.

A curadoria dos embaixadores da Escolha do Leitor 2021 ficou a cargo de Enzo Celulari, da Dadivar, especializada em marketing de causas sociais, e da editora do Empreendedor Social, Eliane Trindade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.