Emprendedor Social: Fernanda Paes Leme é madrinha da Pertinho de Casa

Plataforma valoriza pequeno comércio local vai à votação popular; veja finalistas e vote na Escolha do Leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atriz Fernanda Paes Leme é uma das embaixadoras da Escolha do Leitor, votação popular do Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19. A artista se tornou madrinha da Pertinho de Casa, uma das 11 iniciativas finalistas do concurso que reconhece lideranças no enfrentamento às consequências da pandemia no Brasil.

"É o tipo de consumo consciente em que acredito", diz Fernanda Paes Leme, em vídeo para engajar apoiadores na Escolha do Leitor.

Leitores e internautas podem conhecer e se inspirar com os 12 finalistas que responderam com inovação e rapidez aos novos desafios impostos pela Covid ao país, em quatro categorias do Prêmio Empreendedor Social 2021: Emergência Sanitária, Inclusão Social e Produtiva, Inovação para Retomada e Soluções Comunitárias.

Até o dia 29 de novembro é possível votar inúmeras vezes em folha.com/escolhadoleitor_2021, plataforma que também se volta à doação para as causas finalistas.

mulher vestida de branco olha de lado
Fernanda Paes Leme é madrinha da Pertinho de Casa - Divulgação

Na categoria Inclusão Social e Produtiva, a Pertinho de Casa oferece um novo caminho de geração de renda a microempreendedores, em sua maioria mulheres, que oferecem produtos artesanais, naturais e serviços.

Liderada por Alice Freitas, uma das fundadoras da Rede Asta, a iniciativa foi criada em abril de 2020 e conectou, na pandemia, 1.300 artesãs e 84 grupos produtivos, fomentando economia solidária em rede.

"Criamos uma solução online gratuita para que, de um lado, pequenos negócios possam oferecer seus produtos e serviços e, do outro, consumidores possam comprar e conhecer produtores de suas cidades, gerando renda e circulando recursos localmente ", afirma Alice Freitas.

A cerimônia de premiação do Empreendedor Social, correalizado pela Folha e pela Fundação Schwab, entidade coirmã do Fórum Econômico Mundial, anunciará os vencedores em cada categoria, escolhidos por júri composto de especialistas e personalidades. A transmissão será em 30 de novembro, às 19h, pela TV Folha.

No mesmo dia, serão anunciados os vencedores da Escolha do Leitor, um deles por número de votos e outro por volume de doações.

Na última edição, a votação popular arrecadou R$ 207 mil para ONGs, movimentos e negócios de impacto finalistas. A plataforma é mais uma vez uma realização em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagBank PagSeguro.

A curadoria dos embaixadores da Escolha do Leitor 2021 ficou a cargo de Enzo Celulari, da Dadivar, especializada em marketing de causas sociais, e da editora do Empreendedor Social, Eliane Trindade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.