Emprendedor Social: Xuxa é madrinha do Telemedicina SAS Brasil

ONG desenvolve trilha de inclusão digital na saúde e vai à votação popular; veja finalistas e vote na Escolha do Leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Xuxa Meneghel é uma das embaixadoras da Escolha do Leitor, votação popular do Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19. A artista se tornou madrinha da Telemedicina SAS Brasil, uma das 11 iniciativas finalistas do concurso que reconhece lideranças no enfrentamento às consequências da pandemia no Brasil.

"O morador da favela não precisa se deslocar até um posto de saúde ou hospital, ele conversa com o médico pelo celular", afirma Xuxa, em vídeo para engajar apoiadores.

Leitores e internautas podem conhecer e se inspirar com os 12 finalistas que responderam com inovação e rapidez aos novos desafios impostos pela Covid ao país, em quatro categorias do Prêmio Empreendedor Social 2021: Emergência Sanitária, Inclusão Social e Produtiva, Inovação para Retomada e Soluções Comunitárias.

Até o dia 29 de novembro é possível votar inúmeras vezes em folha.com/escolhadoleitor_2021, plataforma que também se volta à doação para as causas finalistas.

Na categoria Inovação para a Retomada, a médica Adriana Mallet Toueg usou a experiência do atendimento médico nas expedições do Rally dos Sertões para montar uma força-tarefa de saúde nas periferias.

Mulher branca de cabelos loiros e curtos usa blusa azul
A apresentadora Xuxa Meneghel é madrinha do Telemedicina SAS Brasil - Blad Meneghel/Divulgação

Com profissionais voluntários e tecnologia de ponta, ofereceu monitoramento a distância contra a Covid-19. Para isso, adaptou sua plataforma de telemedicina para atender locais como o Complexo do Alemão (RJ) e o Jardim Colombo (SP).

E instalou cabines para aferir sinais vitais, com prontuário eletrônico e impressora de receitas, que se esterilizam automaticamente após a saída do paciente.

"A grande inovação foi pensar simples. O caminho era ser o 'médico do zap' de pacientes em comunidades", diz Adriana Mallet, fundadora da SAS Brasil.

A cerimônia de premiação do Empreendedor Social, correalizado pela Folha e pela Fundação Schwab, entidade coirmã do Fórum Econômico Mundial, anunciará os vencedores em cada categoria, escolhidos por júri composto de especialistas e personalidades. A transmissão será em 30 de novembro, às 19h, pela TV Folha.

No mesmo dia, serão anunciados os vencedores da Escolha do Leitor, um deles por número de votos e outro por volume de doações.

Na última edição, a votação popular arrecadou R$ 207 mil para ONGs, movimentos e negócios de impacto finalistas. A plataforma é mais uma vez uma realização em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagBank PagSeguro.

A curadoria dos embaixadores da Escolha do Leitor 2021 ficou a cargo de Enzo Celulari, da Dadivar, especializada em marketing de causas sociais, e da editora do Empreendedor Social, Eliane Trindade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.