Ivete Sangalo, Xuxa, Drauzio Varella e Claudia Raia são padrinhos do Empreendedor Social 2021

Novidade da premiação neste ano, apadrinhamento prevê vídeos de engajamento de 12 famosos nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta quinta-feira (4), mais quatro padrinhos de causas finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2021 mobilizam as redes sociais para engajar o público na Escolha do Leitor. Em vídeos próprios, os artistas apresentam iniciativas e convidam a participar da votação popular do concurso.

A cantora Ivete Sangalo, a apresentadora Xuxa Meneghel, o médico e colunista da Folha Drauzio Varella e a atriz Claudia Raia apoiam, respectivamente, Coletivo Arquitetos Voluntários, Telemedicina SAS Brasil, Aceleradora dos Parças e Brasil sem Fome.

"Elas foram além das palmas, cuidaram de quem cuida", afirma Ivete Sangalo em referência ao grupo de arquitetos que reformou instalações em hospitais.

Xuxa é madrinha da iniciativa que levou telemedicina para favelas na pandemia. "O morador não precisa se deslocar até um posto de saúde ou hospital, ele conversa com o médico pelo celular", afirma em apoio à Telemedicina SAS Brasil, pela categoria Emergência Sanitária.

"Ela mata a fome de 23 mil pessoas por dia", afirma Claudia Raia, madrinha do Brasil sem Fome, ação que faz colheita urbana e combate o desperdício de alimentos, em Emergência Sanitária.

Drauzio Varella é padrinho da Aceleradora dos Parças, na categoria Inclusão Social e Produtiva. "O plano deles é transformar unidades prisionais do país em células de qualificação profissional", diz o médico em apoio à startup que prepara egressos do sistema prisional.

A participação voluntária das personalidades contou com curadoria do Instituto Dadivar, liderado por Enzo Celulari, que atua com marketing voltado a causas sociais.

"Fiquei muito feliz com o convite da Folha para ser curador dos padrinhos do Prêmio Empreendedor Social e ter papel ativo na escolha desse time incrível", afirma Enzo. "Quando falo de vozes que comunicam causas, sempre bato na tecla da verdade naquilo que está sendo transmitido. E é isso que a gente buscou."

Taís Araújo, Fernanda Paes Leme, Giovanna Lancelotti e Luciano Huck foram os primeiros a apresentarem suas causas em todas as plataformas do Empreendedor Social e da Folha. A jornada de apadrinhamento prevê postagem de vídeos e peças gráficas nas redes dos convidados ao longo da votação e captação de doações da Escolha do Leitor.

"A ideia é ampliar a visibilidade e o impacto das iniciativas que se destacaram no enfrentamento à pandemia por meio de um maior engajamento nas redes sociais com a participação de influencers identificados com as causas", afirma Eliane Trindade, editora do Prêmio Empreendedor Social.

Até o dia 29 de novembro é possível votar quantas vezes quiser em folha.com/escolhadoleitor_2021, plataforma que também permite doações para as causas finalistas.

Na edição anterior, a votação popular arrecadou R$ 207 mil para ONGs, movimentos e negócios de impacto finalistas. A plataforma é mais uma vez feita em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagBank PagSeguro.

Leitores e internautas podem conhecer e se inspirar com os 12 finalistas que responderam com inovação e rapidez aos novos desafios postos pela Covid ao país, em quatro categorias do Prêmio Empreendedor Social 2021: Emergência Sanitária, Inclusão Social e Produtiva, Inovação para Retomada e Soluções Comunitárias.

O resultado da votação popular, o volume de doações e o líder de captação serão anunciados na cerimônia virtual de premiação, em 30 de novembro, transmitido pela TV Folha.

Correalizado pela Folha e pela Fundação Schwab, o prêmio reconhecerá ainda um vencedor em cada uma das quatro categorias, a partir da escolha do júri composto de especialistas e personalidades.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola e Vedacit e parceria estratégica de Ashoka, ESPM, Fundação Dom Cabral, Pacto Global e UOL. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.