Alunos da Faap criam campanhas para dar visibilidade a causas sociais

Catalyst 2030, Instituto Velho Amigo e a ONG Banco de Alimentos foram beneficiados no projeto deste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Movimentos sociais e organizações da sociedade civil ganharam campanhas de comunicação criadas por alunos da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Os jovens apresentaram suas ideias para Catalyst 2030, Instituto Velho Amigo e ONG Banco de Alimentos.

Os resultados do projeto Transform(ação), que integra as disciplinas do curso de rádio, TV e internet e de produção audiovisual, foram ao ar no dia 8 de dezembro, em transmissão ao vivo no YouTube.

"Possibilitamos aos alunos exercer uma cidadania participativa ao mesmo tempo em que promovemos o desenvolvimento do terceiro setor, área que carece muito de apoio", explica Valdir Cimino, professor da FAAP, fundador da Associação Viva e Deixe Viver e integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

A cada semestre, o projeto incentiva os alunos a criarem produtoras que contribuam para o trabalho das ONGs, como maneira de fomentar o empreendedorismo social aliado ao estudo da comunicação.

Criada pelos alunos Leonardo Strazzi, Helder Beltramini, Maria Cavalcante, Diego Floriano, Júlia Shiomi, Letícia Arcari, Mirella Tozetto e Patricia Nakabara, a produtora Approve desenvolveu um vídeo para o Catalyst 2030, movimento social que conecta empreendedores sociais pelo mundo.

Com uma linguagem jovem, o filme institucional busca atrair e apresentar as mudanças pelas quais o movimento vem passando.

A agência TRI, dos alunos Ana Fleck, Nina Kirchenchteijn, Amanda Thomaz, Gustavo Develey e Breno Cardoso, desenvolveu um vídeo institucional para a Velho Amigo, organização sem fins lucrativos que estimula a participação do idoso em situação de vulnerabilidade social em atividades.

Além de apresentar a ONG, o filme traz vários depoimentos, entre eles de profissionais de saúde sobre como alcançar mais qualidade de vida na terceira idade.

A terceira agência, Integra, trabalhou a comunicação da ONG Banco de Alimentos, que atua contra o desperdício de alimentos. Os alunos Ana Luiza Amaral, Alexis de Camaret, Natália Cury, André Amorim, Giovana Morais, Giulia Salvatore e Lucas Choi, desenvolveram um vídeo lúdico para levar o nome da organização para pessoas que ainda não a conhecem.

O objetivo é o de captar voluntários, principalmente professores e educadores, para a luta contra a fome, a exclusão social e o desperdício de alimentos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.