Descrição de chapéu Dias Melhores Minha História

'Fiz um curso de vida que mostrou o potencial de cada uma de nós mulheres'

Moradora do Morro dos Macacos, no Rio, perdeu o emprego na pandemia e se reergueu ao projeto Mãe e Muito+, uma das iniciativas vencedoras do Empreendedor Social 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A carioca Juliana de Andrade, 33, mãe de Gabriel, 14, e Sophia, 8, perdeu o emprego na pandemia. Moradora do Morro dos Macacos, ficou desesperada. Até que se inscreveu nos cursos e mentorias do projeto Mãe e Muito+, da empreendedora social Stella Maris Monteiro Moares, vencedora da categoria Soluções Comunitárias do Prêmio Empreendedor Social 2021. Ela diz ter encontrado ali as ferramentas para conquistar novo emprego e voltar a sonhar, como aconteceu com outras colegas, como Amanda, que voltaram a estudar.

Juliana de Andrade, com a Tia Stellinha, na cerimônia de formatura de sua turma, em setembro de 2020
Juliana de Andrade, com a empreendedora social Stella Maris Monteiro Moraes, na cerimônia de formatura de sua turma, em setembro de 2020 - Arquivo pessoal

Eu estudei até o segundo grau. Trabalhava numa cafeteria, mas, com a pandemia, perdi o emprego. Aí tive uma crise de ansiedade, porque sempre fui acostumada a trabalhar. Fiquei desesperada, achando que nunca mais iria conseguir um emprego.

Então fiquei sabendo do projeto Mãe e Muito+ pela página no Facebook da Anjos da Tia Stellinha e me inscrevi.

Fiz a formação e há cinco meses estou empregada, graças ao processo seletivo do grupo Profarma. Trabalho como caixa em uma farmácia da rede DrogasMil, que foi um dos patrocinadores do Mãe e Muito+. E aqui, com o que eu aprendi no projeto, eu tenho possibilidade de crescer.

Aprendemos também a dar os primeiros passos para empreender. Eu queria mesmo era fazer um curso de design de sobrancelha, mas não tinha dinheiro. Agora esse se tornou o meu plano.

Todas as semanas, eu tinha três aulas online com a Stellinha, com mentoras e assistentes sociais. Tivemos um acompanhamento muito legal.

O cartão alimentação foi fundamental para garantir o nosso sustento durante a formação. Foi um curso de benefício total para as nossas vidas.

Até hoje a ONG e a Stellinha acompanham a gente, dão assistência. Ela é uma pessoa maravilhosa. Tem um coração enorme. Foi quem nos mostrou que nós, mães, éramos capazes de realizar muitas coisas, porque, além de tudo, ela também é uma mãe guerreira --são cinco filhos.

No curso, eu vi que tinha capacidade, que podia ir além.

Não é um simples curso de aprendizagem em uma área específica, é um curso de vida. Mostra o potencial que cada uma de nós tem como mãe e como mulher.

Eu queria poder fazer isso por todo mundo. Queria que todas as mulheres tivessem essa oportunidade que tive, para levar esses ensinamentos para sempre em suas vidas.

Essa formação mudou a realidade aqui na nossa comunidade. As mães tomaram conhecimento de seus direitos, começaram a empreender, retomaram os estudos.

A minha amiga Amanda Nunes Caetano tem 28 e também mora aqui no morro dos Macacos. Ela tinha parado os estudos em 2017, ao completar o ensino médio. Com o Mãe e Muito+, voltou a estudar. Está fazendo o curso de técnica em enfermagem e vai se formar em agosto do ano que vem.

Essa formação mudou a realidade aqui na nossa comunidade. As mães tomaram conhecimento de seus direitos, começaram a empreender, retomaram os estudos.

Juliana de Andrade

moradora do Morro dos Macacos e beneficiária do projeto Mãe e Muito+

Ela diz que o projeto tirou da cabeça aquela ideia de "ah, eu moro na comunidade, não consigo ser alguém de valor, não tenho chance de alcançar nada".

Muitas vezes a gente pensa assim mesmo, mas o Mãe e Muito + está lá para mostrar que a gente é capaz, sim, de fazer o que quiser.

No começo, muitas foram parar no projeto porque tinham um monte de conhecidas indo. Acabaram aceitas e fizeram os cursos e mentorias. Foi assim que o projeto mudou nossas vidas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.