NoonApp vence na categoria popular com 28% dos votos

Escolha do Leitor 2021 foi turbinada com apadrinhamento de famosos; doação a projetos continua até 24 de dezembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após disputa equilibrada até o final da votação à meia-noite desta segunda-feira (29), NoonApp - Renda e Inclusão Digital arrancou na reta decisiva e venceu com 44.366 votos a Escolha do Leitor.

A iniciativa liderada pelo casal Reinaldo e Suzana Pamponet angariou 28% do total de votos da categoria popular do Prêmio Empreendedor Social.

Em segundo lugar ficou Fazendeiras, com 20,4% e, em terceiro, Fundos Filantrópicos contra Covid-19, com 14,5%.

Esta edição da Escolha do Leitor foi turbinada pelo apadrinhamento das causas finalistas por um time de peso de influenciadores, que somam 140 milhões de seguidores em seus perfis no Instagram.

Durante o mês de novembro, vídeos e posts de engajamento sobre os 12 finalistas desta edição ocuparam feed, stories, timelines e tuítes de personalidades como Ivete Sangalo, Taís Araújo, Luciano Huck, Drauzio Varella, Ingrid Guimarães, Fernanda Paes Leme, Giovanna Lancellotti, Bela Gil, Sabrina Sato. Cláudia Raia, Regina Casé e Xuxa.

Nesta segunda edição com foco no enfrentamento da pandemia, a votação também se converteu em plataforma de captação de doações.

casal de homem e mulher está sentada em beira de calçada de praça bem arborizada
Suzana Barros Pamponet, 51, e Reinaldo Pamponet, 49, são fundadores da Itsnoon Tecnologia - Folhapress

A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça (30), quando se celebra o Dia de Doar, coincidência que serviu para estimular a cultura de doação no país, que ocupa o 54º lugar entre 112 países no Ranking de Solidariedade da Charities Aid Foundation (CAF).

"Com esse propósito, leitores e internautas vão poder acessar a plataforma até 24 de dezembro para fazer suas doações, quando se encerrará oficialmente a Escolha do Leitor", explica Eliane Trindade, editora do Empreendedor Social.

A ideia de estender por mais três semanas esta etapa do concurso é continuar dando visibilidade às 12 iniciativas e potencializar a captação de recursos durante o período pré-natalino.

Em 25 de dezembro, dia de Natal, será anunciado em reportagem na Folha o finalista que mais arrecadou.

A participação voluntária dos embaixadores contou com curadoria do Instituto Dadivar, liderado por Enzo Celulari, que atua com marketing voltado a causas sociais.

"Fiquei feliz com o convite da Folha para ser curador dos padrinhos do Prêmio Empreendedor Social e ter papel ativo na escolha desse time incrível", afirma Enzo. "Quando falo de vozes que comunicam causas, sempre bato na tecla da verdade naquilo que está sendo transmitido. E é isso que a gente buscou."

De acordo com o curador, foi uma experiência inspiradora trocar com padrinhos e madrinhas sobre as causas. "Os premiados vão ficar felizes com os resultados. E que o prêmio se perpetue por muitos anos, precisamos de iniciativas como esta no país e de vozes falando cada vez mais verdades."

Para colocar a plataforma de votação e doação no ar, a Escolha do Leitor contou com os parceiros Doare, Movimento Arredondar e PagSeguro PagBank.

"Doações online se tornaram importantes na pandemia e continuarão sendo", diz Felipe Antunes, diretor de operações da Doare.

"Sabemos do papel fundamental dos empreendedores sociais em um país em que a desigualdade social ainda é grande", afirma Ricardo Dutra, CEO do PagBank PagSeguro.

"Convidamos todos a votar, doar e compartilhar. Juntos, podemos fazer a diferença e valorizar as soluções e inovações dos finalistas", diz Beatriz Bouskela, diretora-executiva do Movimento Arredondar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.