Cozinhas solidárias criadas na pandemia seguem em cinco estados

Parceria entre ONG Gastromotiva e Fundación Mapfre distribui 40 mil refeições em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As cozinhas solidárias, criadas pela ONG Gastromotiva no início da pandemia, alimentaram milhares de pessoas no momento de escalada da fome no país. A ação perdura em cinco estados brasileiros e, em São Paulo, com apoio da Fundación Mapfre, já distribuiu mais de 40 mil refeições desde o início do projeto.

Seis cozinhas solidárias foram implementadas com a parceria, que atende moradores de toda a capital paulista. "Cada refeição distribuída representa muito mais do que um simples prato", diz Fátima Lima, representante da Fundación Mapfre –braço social da seguradora– no Brasil.

pessoas segurando marmitas em uma sala
Cozinheiros solidários com marmitas a serem distribuídas para populações vulneráveis na pandemia - Arquivo pessoal

"Com elas, podemos ajudar no combate às causas estruturais da pobreza e auxiliar no desenvolvimento da sociedade. Todos os voluntários, cozinheiros e auxiliares são peças fundamentais para que continuemos a alcançar resultados como esses", completa.

As cozinhas dos ex-alunos formados pela ONG se tornaram centrais de produção de quentinhas nas comunidades, com geração de renda para os cozinheiros.

O projeto, que fez parte do Fundo Estamos Nessa Juntos em 2020, foi destaque no Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19.

"Juntamos 16 anos de experiência e um desejo profundo de atuar com desenvolvimento local", lembra David Hertz, chef fundador da Gastromotiva, organização que promove a inclusão através da gastronomia social.

A parceria entre a Fundación Mapfre e a ONG também inclui ações nas cidades de Manaus, Rio de Janeiro e Curitiba, onde mais de 450 mil refeições nutritivas alimentaram pessoas em situação de insegurança alimentar em 2021.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.