Descrição de chapéu Dias Melhores

Idosos de Heliópolis recebem óculos em ação voluntária

Instituto Velho Amigo e Chilli Beans promovem mutirão oftamológico em maior favela paulistana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais de uma centena de idosos da favela de Heliópolis (SP) ganharam óculos novos no mutirão oftamológico promovido pelo Instituto Velho Amigo neste sábado (12). A ação foi feita em parceria com a Chilli Beans, que ofereceu atendimento oftalmológico e doação de lentes na comunidade.

Entre os beneficiados, uma idosa de 93 anos que não trocava de óculos há 20 e uma costureira que trabalhava com lupa para enxergar melhor.

idosa está sentada com óculos, atrás há um banner
Lucineide Andrade, 61, com mais de 5 graus, usou óculos pela primeira vez - Divulgação / Chilli Beans

"Eles se acostumam a achar que não merecem e, sem visão, param de ler e aprender", diz Adriana Ungaretti de Godoy, entusiasta da longevidade e franqueada da rede de óticas que idealizou a ação junto ao instituto.

Os moradores da maior favela paulistana foram atendidos em dezembro por dois oftalmologistas, dois residentes e um robô com tecnologia para realizar exames de acuidade visual.

"Fizemos uma triagem, tínhamos capacidade de doar de 100 a 150 óculos", conta Adriana, que promoveu campanha em suas lojas para conseguir doações para o projeto Visão do Bem. "É uma sensação de ganhar vida de novo, só vendo."

​​Lucineide Andrade Silva, 61, nunca tinha usado óculos. Escolheu uma armação escura para seus mais de cinco graus. Ao experimentar pela primeira vez, estranhou, mas logo abriu um sorriso por trás da máscara.

"Nossa, estou enxergando tudo", disse. Conseguiu soletrar todas as letras –grandes e pequenas– na tabela oftamológica à sua frente.

"Para alguns, passar por uma consulta oftalmológica e fazer um óculos pode parecer muito simples, mas para outros pode ser inacessível", afirma Caito Maia, CEO da Chilli Beans. "A possibilidade de nos conectar com histórias como essas que ouvimos dos idosos atendidos pelo Instituto Velho Amigo nos dá a certeza de que estamos no caminho certo", completa.

O projeto Visão do Bem, que teve início em 2018 focalizado no público infantil, deve ter nova edição em breve.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.