Aplicativo estimula e remunera conversas sobre moradia saudável

Com apoio do Instituto Vedacit, ação no NoonApp busca saber como consumidores reformam suas casas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A plataforma NoonApp, que conecta marcas, consumidores, ativistas, artistas e estudantes, lança um desafio colaborativo sobre residência saudável. Com apoio do Instituto Vedacit, a ação remunera as contribuições com a moeda virtual "Casa".

Os usuários da Noon, que usa a dinâmica de uma rede social, são convidados a responder a perguntas do tipo: "Quais suas dicas para construir ou reformar a casa de forma segura, confiável e também acessível?".

As contribuições —chamadas de colabs— são recompensadas com a moeda "Casa", que pode ser usada tanto dentro da plataforma como convertida em real e transferida para contas bancárias tradicionais.

"A ação da Vedacit no Noonapp está sendo incrível, convidando pessoas em todo o Brasil para contar como elas dão 'um tapinha' nas suas casas", diz Suzana Pamponet, cofundadora da NoonApp e vencedora da Escolha do Leitor do Prêmio Empreendedor Social em 2021.

"Um assunto que possibilita a troca de dicas importantes nesse momento em que as pessoas estão com poucos recursos financeiros e precisam de ideias criativas para manter a casa segura e agradável. Com a fase das chuvas, então, trocam dicas de reformas para evitar goteiras, resolver o mofo, trazer mais conforto", completa.

Em uma das colabs, duas pessoas trocam ideias sobre reformas. "Meu tio era pedreiro e fez o piso da casa dele, no início da década de 1980, juntando sobras de piso das construções em que trabalhava. Na época, esse tipo de piso em cerâmica era muito caro e o trabalho dele ficou ótimo", conta Renato Nascimento, de Maringá (PR).

"Pode optar por materiais mais baratos para dar uma mudada no visual da casa, como comprar cores diferentes de tinta ou adicionar papel de parede em alguns cômodos, pode até pôr gesso no teto, não é tão caro e a estética fica linda", diz a usuária identificada como 'Elaynne', de Olinda (PE).

Para Luis Fernando Guggenberger, executivo de marketing, inovação e sustentabilidade da Vedacit, iniciativas colaborativas como a plataforma são fundamentais para fomentar e apoiar negócios de impacto.

"Mais do que investir na criação, a perenidade das atividades depende de uma série de ações de incentivo, como a Noon oferece. Saber o que os consumidores entendem por residência saudável e o que fazem para mantê-la dessa forma são algumas das temáticas que pretendemos movimentar", diz.

Em sete dias, mais de 15 mil moedas foram distribuídas em 1.500 cidades brasileiras. "Usando o modelo de interação das redes sociais e criação de comunidade, estimulamos as pessoas a pensarem em soluções e usarem o máximo de seu capital relacional e criativo, sendo remuneradas por isso", afirma Pamponet.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.