Campanha arrecada alimentos para refugiados brasileiros na Ucrânia

Iniciativa é liderada por movimento de voluntários que atuou na pandemia e em situações de emergência no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O movimento voluntário União BR faz campanha para arrecadar doações para vítimas da guerra na Ucrânia. Depois de enviar 400 mil refeições para o país em conflito, a entidade se articula para destinar alimentos desidratados e mantimentos para a sobrevivência de brasileiros e refugiados.

Para fazer a ajuda humanitária chegar à Europa, logo na primeira semana de março, o União BR fez o que aprendeu durante a pandemia, quando foi criado o hub de emergência que nasceu no WhatsApp: mobilizou pessoas com vontade de ajudar.

homem dirige máquina com diversas caixas empilhadas
Movimento União BR se une a empresa de alimentos desidratados para ajudar refugiados na fronteira com a Ucrânia - Juliano Palma/Simple Nutri

Localizou uma fazenda de grãos, administrada por uma brasileira na Romênia, que cedeu espaço para acolher refugiados e receber as doações. A iniciativa foi alinhada com a embaixada brasileira no país, que faz fronteira com a Ucrânia.

Também articulou apoio da Força Aérea Brasileira e da Latam para transporte gratuito dos alimentos desidratados da Simple Nutri, empresa que já atuou em outras emergências como as enchentes em Minas Gerais e Petrópolis (RJ).

"As refeições são 100% naturais, de alto teor nutritivo e reconstituição fácil e instantânea", diz Rafael Romano, fundador da Simple Nutri. "São ideais para situações de emergência, por toda praticidade logística e de preparo, levando dignidade e um sabor de comida caseira."

Agora a ideia é arrecadar recursos junto a empresas, pessoas e entidades. "Lançamos a campanha após conseguir toda a logística para enviar os mantimentos", afirma Tatiana Monteio de Barros, fundadora do União BR.

O movimento, destaque em 2020 no Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19, chega a 2022 com R$ 300 milhões em recursos mobilizados para emergências no país. A expectativa, com essa ação, é ampliar o apoio para outros países.

"Ajudamos e continuaremos atuando em todo o Brasil, como fizemos nos 24 estados que estamos presentes. Com essa experiência adquirida, estamos preparados para expandir nossa atuação, sempre com o objetivo final de salvar o máximo de vidas possíveis", completa.

As doações podem ser feitas para o Instituto Conexão Solidária por meio do Pix 4135890300126 ou pelos dados bancários da instituição parceira: Caixa Econômica Federal (104), agência 3018, operação 003, conta corrente 2417-2.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.