Negócios sociais que atuam com alimentação no Nordeste passam por programa de aceleração

Projeto Revoa foca em redução do desperdício de alimentos e recuperação de áreas florestais para plantio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Seis negócios que atuam por uma alimentação de qualidade no Nordeste do país serão acelerados no Projeto Revoa, programa do Azeite Andorinha em parceria com a Yunus Negócios Sociais.

O processo de seleção identificou empreendimento capazes de transformar positivamente o acesso e a relação das pessoas da região com alimentos saudáveis, saborosos e de qualidade. Comida Invisível, Coopercuc, Frutificar, Agroforestry Carbon, Lemobs e Amitis foram os finalistas.

pessoas em telas em reunião virtual
Reunião online de empreendedores sociais no Projeto Revoa - Divulgação

A cooperativa agropecuária Coopercuc, de Uauá, na Bahia, comercializa frutas nativas da caatinga e conta com 272 cooperados, em sua maioria mulheres. O projeto Amitis, de Alagoas, criou um delivery virtual para conectar micro agricultores com clientes, além de reduzir o descarte incorreto de lixo plástico e a emissão de gás carbônico. Já a govtech Lemobs atua para melhorar a qualidade nutricional de refeições escolares e aumenta a compra de produtos da agricultura familiar por meio de softwares e gadgets de gestão escolar.

Os negócios passarão por 'bootcamps' online, webinários, mentorias e acompanhamento semanal da equipe de consultores da Yunus Negócios Sociais.

"Um dos grandes objetivos de Andorinha é transformar positivamente a relação das pessoas com a alimentação, pois sabemos do potencial e benefícios que uma alimentação de verdade traz para a vida de todos, ainda mais quando há questões de fragilidade social envolvidas", diz Loara Costa, diretora de marketing e trade marketing do Grupo Sovena, detentor da marca Andorinha.

"Estamos muito felizes em lançar este programa que tem o potencial de impactar positivamente um setor econômico e uma região inteira", diz Rui Lira, head de inovação aberta da Yunus Negócios Sociais.

A proposta da organização é a de promover a maximização do impacto social e sua sustentabilidade financeira. "Vamos fomentar conexões que possam ser relevantes e fundamentais para o desenvolvimento e escala dos negócios", completa.

O programa está sendo financiado pelos lucros do azeite Andorinha Extra Virgem - Projeto Revoa, desenvolvido especialmente para a aceleração, e deve ser concluído em março deste ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.