Descrição de chapéu mudança climática

Programa busca startups com soluções sustentáveis

Braskem Labs acelera negócios que geram impacto socioambiental positivo na cadeia petroquímica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O programa de aceleração Braskem Labs, em sua oitava edição, abre inscrições para startups que geram impacto socioambiental positivo a partir da química e do plástico ou que tenham soluções sustentáveis na cadeia petroquímica. Neste ano, a seleção levará em conta ideias que mitiguem os efeitos da crise do clima.

Os empreendedores recebem mentorias individuais e formação a partir de metodologia desenvolvida pelo Quintessa, que promove soluções inovadoras para desafios sociais e ambientais há 13 anos. As inscrições iniciam nesta quarta-feira (16) e vão até 6 de abril, são gratuitas e podem ser feitas pelo site braskemlabs.com.br.

pessoas sentadas em um auditório com dois homens de pé, há um painel colorido atrás
Edição presencial do programa de aceleração Braskem Labs - Divulgação/Braskem Labs

O Braskem Labs busca ideias sustentáveis em áreas como agronegócio, biotecnologia, economia circular, mudanças climáticas, embalagem, construção civil, saúde e química. Também apoiará ideias que incentivam a ecoeficiência na cadeia petroquímica —por exemplo, eficiência hídrica e energética e redução e compensação de carbono.

"Entendemos que o caminho de mudança em termos da imagem do plástico passa também por esse processo de inovação e colaboração", diz Karla Censi, gerente de soluções sustentáveis e responsável pelo programa de aceleração da Braskem.

Os interessados podem escolher entre modalidades que contemplam diferentes estágios de maturidade dos negócios.

Além da busca por soluções voltadas para as mudanças climáticas, também está prevista a criação do "Ecossistema Labs", maneira de potencializar as relações construídas ao longo do programa, reunindo ex-acelerados, acelerados, mentores e integrantes que atuam com inovação aberta em um ambiente de troca, co-criação e desenvolvimento.

O programa será realizado em formato híbrido, com participação de empresas parceiras da Braskem, que contribuem no aprimoramento dos negócios e viabilizam conexões comerciais.

"O Braskem Labs é um programa exemplar ao integrar inovação e sustentabilidade conectadas ao negócio da grande empresa", afirma Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa.

"O comprometimento do time da Braskem, que chega até a alta liderança, faz com que o programa seja uma ótima porta de entrada para empreendedores de todo o Brasil que desejam crescer, se desenvolver e potencialmente ter negócios em parceria", completa.

Desde 2015, quando foi criado, mais de 110 startups foram aceleradas, e cerca de 30% fizeram parcerias com a Braskem ou com as demais empresas participantes. Em 2021, mais 15 parcerias estão em negociação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.