Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
27/04/2011 - 17h16

Prévia do fórum conta com 25 empreendedores sociais

Publicidade

CÁSSIO AOQUI
PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
ENVIADOS ESPECIAIS AO RIO

Reprodução
World Economic Forum

"Vamos criar um congresso sobre sustentabilidade?" "Ótima ideia. Já ouviu falar em medicina verde?"

Sem contextualizar, o diálogo acima parece sem sentido. Mas pode ser também o início de um evento de grande impacto socioambiental --afinal, a conversa envolve o médico Roberto Kikawa, vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2010 com o Projeto Cies, e seu antecessor, o biólogo da conservação Cláudio Padua, ganhador de 2009, pelo Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas).

É apenas uma dentre várias novas parcerias que surgiram em pouco mais de três horas. Na sala Copacabana do hotel Sheraton, 25 empreendedores sociais da América Latina se reuniram em uma prévia do Fórum Econômico Mundial, que termina sexta (29) no Rio.

No encontro, os cinco novos Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab foram apresentados oficialmente à rede (veja abaixo) pela diretora-executiva, Mirjam Schoening.

"Sou um simples médico, não me considero empreendedor social ainda, por isso preciso da ajuda de todos vocês para desenvolver políticas públicas de saúde e educação", afirmou Kikawa para a seleta plateia que continha nomes como Maria Elena Johannpeter, Rodrigo Baggio, Tião Rocha e Suzana Pádua, além de líderes da Argentina, do Chile, da Venezuela, da Colômbia, do Paraguai e dos Estados Unidos.

Entre outros convidados especiais estavam o vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2009, David Hertz, da Associação Gastromotiva, e o finalista de 2009 do Empreendedor Social e Jovem Líder Global, Rodrigo de Méllo Brito, da Aliança Empreendedora.

O tema do encontro foi "Investimento de impacto e parcerias intersetoriais". Participou do bate-papo também o uruguaio Bernardo Guillamon, do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que apresentou as linhas de financiamento do banco e debateu os desafios da organização ao fomentar os empreendimentos sociais.

Conheça os cinco novos Empreendedores Sociais de Destaque

Roberto Kikawa, hoje reconhecido gastroenterologista brasileiro, aprendeu sua primeira especialidade médica -primeiros-socorros- ainda pequeno, como integrante de um grupo escoteiro. Anos depois, acompanhou a degradação da saúde de seu pai, com câncer. Desde então, prometeu a si mesmo ser um médico que prima pela qualidade do atendimento. É mestre pela Universidade de São Paulo e professor-titular do centro universitário e diretor do hospital São Camilo, além de estar à frente do serviço de endoscopia de outros quatro hospitais. Está à frente do Projeto Cies desde seu início, em 2008.

Alexandre Campbell/World Economic Forum
Empreendedores durante palestra do Fórum Mundial
Empreendedores durante palestra do Fórum Mundial

Tomás Recart estudou engenharia civil e, posteriormente, obteve grau de mestre em administração pública em desenvolvimento internacional na universidade de Harvard. Antes de fundar a Enseña Chile, ele desenvolveu uma ferramenta para criar e acompanhar incentivos para a melhora da frequência dos alunos na escola. Essas experiências convenceram-no de que, para atingir igualdade socioeconômica, é necessário oferecer oportunidades educacionais iguais. Em 2006, Recart conheceu Wendy Kopp, fundador do Teach for America, e discutiu com ele a possibilidade de adaptação e implantação do modelo no Chile, o que aconteceu em janeiro de 2008.

Felipe Vergara, ex-consultor da McKinsey, desde jovem foi um entusiasta do acesso ao ensino superior aos que estão fora do sistema. Quando seu melhor amigo no ensino médio, que era o primeiro colocado na turma, não conseguiu frequentar a universidade por falta de condições financeiras, Vergara percebeu que o mercado de crédito universitário era ineficiente: se alguém investisse na educação de um futuro trabalhador com alto potencial, o retorno sobre esse investimento na forma de ganho futuro compensaria facilmente o custo da educação. Anos mais tarde, quando conheceu Miguel Palacios, que estava aperfeiçoando investimentos em capital humano, é que o modelo inovador para investimentos em capital humano surgiria, dando vida à Lumni, em 2004.

Francesco Piazessi cresceu no México e aprendeu sobre o negócio de construção com a família. Entusiasta do fortalecimento comunitário e defensor de que os mais pobres dos pobres sejam proprietários de suas casas, Piazessi fundou, em 1985, a Eco-Block, uma organização sem fins lucrativos que ensinava comunidades a fazer materiais de construção robustos usando 90% de terra natural. Percebendo que o fortalecimento comunitário e a titularidade das casas exigem outros componentes, tais como capital social, educação financeira e instrumentos de crédito, em 1997 ele transformou a Eco-Block em um negócio social, a Échale a Tu Casa.

Claudia Valladares, engenheira de sistemas com MBA em finanças, trabalhou em organizações sem fins lucrativos, institutos e instituições financeiras antes de assumir a vice-presidência da Banca Comunitária no Banesco Banco Universal, em 2006. Na função, ajudou microempreendedores a aumentar a renda em 27% e a venda em 34%, em média. De um total de mais de 15 mil clientes que receberam um segundo empréstimo ou empréstimos adicionais em 2009, 8.764 começaram a usar as respectivas poupanças; mais de 9.000 aprimoraram suas competências em gestão comercial; mais de 10 mil adquiriram casa própria no ano passado e mais de 13 mil têm hoje serviços telefônicos e TV a cabo. E 4.600 microempreendedores criaram dois ou mais postos de trabalho em suas comunidades.


 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil e Portal da Indústria; Transportadora Oficial: LATAM; Parceria Estratégica: UOL, ESPM, Insper e Fundação Dom Cabral
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  
  • Realização
  • Patrocínio
    • CNI
    • Vale
  • Parceria Estratégica
  • Parceria Institucional
  • Divulgação
    • Aiesec
    • Agora
    • Brasil Júnior
    • Envolverde
    • Endeavor
    • Ideia
    • Make Sense
    • Aspen
    • Semana Global de Empreendedorismo
    • Sistema B
    • Avina

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página