Publicidade
Publicidade
ONG Brasil - reunindo empreendedores sociais do país inteiro
Publicidade
DE SÃO PAULO
A UBM (United Business Media), multinacional inglesa com escritórios em mais de 30 países, por meio de sua subsidiária brasileira, UBM Brazil, lançou, em 2009, a feira ONG Brasil. O evento não tem fins lucrativos e é composto por exposição e congresso, direcionados para o desenvolvimento e capacitação das organizações não-governamentais brasileiras e/ou com atuação no Brasil. A iniciativa busca a expansão da responsabilidade socioambiental no país.
Parte da política de responsabilidade social da UBM, o evento ONG Brasil cede gratuitamente os estandes para as organizações. O objetivo do evento é aproximar tanto a iniciativa privada quanto o poder público e grande público das ONGs, fundações e instituições e dos seus projetos, incentivando o comprometimento com as práticas de responsabilidade socioambiental nas suas mais diversas vertentes. O evento ONG Brasil busca reunir empreendedores sociais, ONGs, setor privado e setor público de todo o Brasil para encontrarem, juntos, soluções para uma sociedade mais justa.
A ONG Brasil foi um projeto pioneiro e agora a UBM está programando eventos similares em Londres, Mumbai e Xangai. O Responsible Business realizado em Londres, nos dias 17 e 18 de março de 2011, é resultado da expansão da iniciativa.
Confira abaixo a síntese das edições anteriores do evento ONG Brasil.
2009
Evento inédito no Brasil reuniu, na cidade de São Paulo, ONGs, poder público e empresas para discutir os rumos do início de uma nova fase no terceiro setor, com mais sustentabilidade, profissionalismo e redes sociais consolidadas. O evento ofereceu, gratuitamente e sem fins lucrativos durante três dias, oito palestras, três debates, cinco minicursos, 17 mesas-redondas, duas apresentações de cases e intercâmbio com ONGs internacionais. Foram mais de 3.000 inscritos para os cursos e seminários.
Com cerca de R$ 500 mil investidos pela UBM Brazil, a proposta foi promover a busca pela profissionalização e sustentabilidade das ONGs. Possibilitou o acesso a aprendizagem e esclarecimentos de temas polêmicos e discutiu, ainda, os rumos do terceiro setor no no país, estimulou o networking entre as organizações participantes e ofereceu a empresas a oportunidade de aprofundar os conceitos de responsabilidade social em suas corporações.
A integração entre todos os setores da sociedade é necessária: isoladamente nem o poder público, nem a iniciativa privada e nem as ONGs irão resolver os problemas. O evento contribuiu para a reflexão de como é possível fortalecer os modelos de gestão de parceria público-privada.
2010
O evento apresentou crescimento expressivo em relação à primeira edição realizada. Foram 54% mais visitantes ---15.148, em 2010, e 9.814, em 2009- - e 66% mais expositores --500, em 2010, e 300, em 2009. Para o gerente de Marketing da UBM Brazil, Pedro Garanovschi Filho, esse aumento é resultado da divulgação do evento que vem contando, cada vez mais, com a adesão da imprensa e de agentes de mídias sociais como Twitter e Facebook. "No ano passado, por exemplo, contamos com a cobertura de grandes redes de televisão como TV Globo, Record e TV Futura, entre outras", ressalta Pedro.
"A própria organização do evento reforça o conceito de parceria do setor já que vários de nossos fornecedores, de uma forma ou de outra, colaboraram para que o evento acontecesse. O maior exemplo é o próprio Expo Center Norte que cedeu, gratuitamente, o pavilhão e o espaço de conferências para a realização da ONG Brasil, destaca a gerente do evento, Barbara Nogueira.
Além da feira que proporcionou às entidades uma oportunidade de demonstrar seus trabalhos, realizar parcerias, trocar experiências com outros expositores e vender artigos produzidos em suas oficinas de geração de renda, o evento contou com uma extensa programação de treinamento que foi coordenada pela Revista Filantropia.
"A parceria foi importante para a disponibilização dos conteúdos voltados à gestão do terceiro setor, especialidade da publicação, que já divulga ações da área há oito anos", disse o editor da Filantropia, Marcio Zeppelini.
A edição de 2011 está prevista para acontecer em novembro.
Para saber mais, acesse o site www.ongbrasil.com.br
Leia também
- ONGs que arrecadaram milhões poderiam ter feito mais no litoral norte?
- Você daria comida com veneno para seus filhos?
- Consulta pública para incluir medicamento no SUS pode beneficiar pacientes com câncer raro
- Escassez de dados sobre mieloma múltiplo prejudica elaboração de políticas públicas
- A perpetuidade dos empreendimentos de impacto
Serviços
ATÉ 24 DE MARÇO
Confira agenda de cursos de curta duração na área socioambiental
ATÉ 1 DE ABRIL
USP e empresas realizam evento sobre empreendedorismo jovem
blogs e colunistas
JUSSARA MATSUDA
Clínica cidadã, um modelo autossustentável no setor 2,5
HENRIQUE BUSSACOS
Inovações sociais na periferia
VANESSA SCACIOTTA
A contribuição do empreendedor social
LUÍS FERNANDO GUEDES PINTO
O Brasil domina a agricultura tropical?
As Últimas que Você não Leu
- Realização
- Patrocínio
- Parceria Estratégica
- Parceria Institucional
- Divulgação