Modelo de fazer negócios precisa mudar, diz consultor Ricardo Guimarães

Referência quando o assunto é branding, o consultor será masterclass durante o Festival de Inovação e Impacto Social

Ana Paula Franzoia
São Paulo

O consultor Ricardo Guimarães percebeu a importância da identidade para uma marca bem antes do termo branding se tornar popular. Publicitário com longa carreira em agências, Guimarães criou a Thymus Consultoria, para ajudar empresas a encontrar a essência e a razão de ser de seus negócios e, assim conquistar o consumidor de forma duradoura.

Ricardo Guimarães será um dos masterclasses do Fiis
Ricardo Guimarães será um dos masterclasses do Fiis - Eduardo Anizelli/Folhapress

Um dos masterclasses convidados do Festival de Inovação e Impacto Social, que será realizado em Poços de Caldas (MG), entre os dias 2 e 7 de novembro, Ricardo falará sobre o momento de transição que estamos vivendo e da importância das relações e das pessoas para o futuro das empresas.

 

O que é a identidade de uma marca? Identidade de marca começa com uma maneira de pensar e agir que gera produtos e serviços, passa por atitudes e comportamentos que impactam as pessoas e que vão formando uma imagem composta por atributos que definem a percepção de valor de suas ofertas.

 O comprometimento com a comunidade e o meio ambiente contribui para a longevidade de um negócio? Nos negócios, esse comprometimento tem duas perspectivas: criação de valor e gestão de risco. Nesse caso contribui sim para a perenidade e liderança no mercado porque está ligado a inovação e aperfeiçoamento da operação. Se está fora da estratégia dos negócios tende a melhorar as relações e a imagem por um tempo, mas não garante uma operação de qualidade e inovadora.

Qual o futuro do empreendedorismo social? Acho que deve crescer na medida em que a maneira de fazer negócios hoje não produz uma sociedade saudável e segura.

Qual a importância de encontros como o Fiis? Eventos como esse contribuem para a troca de informações, para o aprendizado, para network, para promoção de parcerias e o fortalecimento da cultura de inovação e impacto social.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.