Festival de Inovação e Impacto Social começa em Poços de Caldas

Cidade de MG recebe até quarta (7) empreendedores sociais, especialistas e artistas

Ana Paula Franzoia
São Paulo

A partir desta sexta-feira (2), Poços de Caldas se torna a capital do Empreendedorismo Social por seis dias. A cidade mineira sedia a primeira edição do Festival de Inovação e Impacto Social, Fiis. O evento, que vai até quarta (7), é organizado pela Folha, em parceria com a ONG Turma do Bem, Abrale, Alianza Latina, Agenda Pública, entre outros parceiros.

Centenas de empreendedores sociais, gestores, acadêmicos, empresários e estudantes participam de dezenas de painéis, workshops, atividades abertas, masterclasses e atrações culturais.

A abertura para convidados é nesta sexta, às 17 horas, no Palace Cassino, e no mesmo horário o grupo circense Nau de Ícaros faz uma ação performática nas ruas do centro de Poços. A noite é a vez do músico Renato Godá se apresentar no palco montado na praça, também no centro da cidade.

Agenda intensa

A programação é dividida em espaços temáticos, entre eles a Sala Rede Folha, que recebe painéis com a participação de líderes inovadores e a mediação de profissionais como as jornalistas da Folha Mônica Bergamo, Eliane Trindade e Patricia Pamplona.

Entre os assuntos abordados estão temas ligados ao empreendedorismo de impacto social, incluindo Água e Saneamento, Educação em Escala, Sustentabilidade nas Cidades, Captação e Doação e Saúde para Quem Precisa.

Estão entre os convidados David Hertz (Gastromotiva), Paulo Pianez (Carrefour), Rodrigo Britto (Instituto Coca-Cola), João Rodrigues Junior (Fundação Banco do Brasil), Antônio Aparecido Almeida (Ação Reciclar), Giuliana Ortega (Instituto C&A), Eduardo Lopes (Facebook), o ex-ministro da educação, Renato Janine Ribeiro, e outros empreendedores sociais que formam a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

No Teatro Turma do Bem, cirurgiões-dentistas da maior rede de voluntariado especializado do mundo participam de palestras sobre saúde, sustentabilidade financeira e motivação. Já o Espaço Abrale –organizado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia em parceria com a Aliança Latina– trata de assuntos como liderança, impacto social e uso de dados.

Masterclasses com as palestras de Denise Fraga, Jorge Forbes, Ricardo Guimarães e Francisco Bosco fecham a programação diária. As noites são animadas com shows, festas e até um bloco de Carnaval.

A população da cidade pode participar de diversas atividades abertas e gratuitas, como shows no Parque José Affonso Junqueira; mostra de cinema no Instituto Moreira Salles; rodas de conversa da Agenda Pública no Café Concerto; além de atendimentos médico preventivo e oftalmológico em consultórios especiais montados em unidades móveis do CIES Global e uma triagem especial da Turma do Bem.

Uma mostra de documentários é exibida no Instituto Moreira Salles, e entre as atrações está a estreia de "O Nascimento de um Sinal Vital", documentário com direção de Henry Grazinoli, sobre a criação de uma tecnologia totalmente brasileira que pode revolucionar a medicina. Produções da cineasta Estela Renner também fazem parte da programação gratuita.

Uma outra iniciativa busca envolver alunos e professores do Programa Municipal da Juventude (PMJ) do bairro São José. A plataforma ImaginaC realiza workshops com o objetivo de despertar nas crianças o espírito de pertencimento à cidade, criando agentes transformadores.

Entre as atividades está a intervenção artística no muro do CEI Municipal Dona Mariinha (Rua José Augusto de Carvalho, 545 – São José).

O Palace Hotel recebe a exposição "Por Ser Menina", da Plan International. A mostra é resultado do concurso fotográfico realizado em diversos países da América Latina para que profissionais de fotografia compartilhem seus pontos de vista sobre o que é ser menina.

A programação completa do Festival de Inovação e Impacto Social está disponível no site.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.