Querem ter propósito, mas não sabem como, diz voluntário em painel no Fiis

No 2º dia do festival, participantes discutem os caminhos percorridos para encontrar propósito

Beatriz Maia
Poços de Caldas (MG)

Presidente da ONG Cidadão Pró-Mundo, dedicada a ensinar inglês para jovens de periferias, Duval Guimarães, 34, gosta de falar sobre sua jornada. Para ele, a trajetória que o levou a algumas das melhores universidades dos Estados Unidos e ao mestrado em políticas públicas em Harvard é mais importante que o título em si. 

Filho de pecuaristas do interior de Mato Grosso, seu pai cursou até a terceira série, e Duval é o único dos quatro irmãos que chegou ao ensino superior. “Se eu falasse só dos meus títulos, tudo que eu aprendi na minha jornada até aqui ficaria perdido”, disse Guimarães. 

Presidente da ONG Cidadão Pró-Mundo, dedicada a ensinar inglês para jovens de periferias, Duval Guimarães, 34, fala em painel da Aliança Latina, no Fiis
Presidente da ONG Cidadão Pró-Mundo, dedicada a ensinar inglês para jovens de periferias, Duval Guimarães, 34, fala em painel da Aliança Latina, no Fiis - Beatriz Maia/Folhapress

A apresentação sobre o valor da jornada no impacto social fez parte do 13º Fórum Melhores Práticas para Saúde no Terceiro Setor, da Alianza Latina, uma rede de capacitação para associações de apoio ao paciente. O encontro faz parte da programação do Fiis (Festival de Inovação e Impacto Social), realizado entre os dias 2 e 7 de novembro em Poços de Caldas (MG).

Para Guimarães, as pessoas querem se sentir parte de transformações sociais, mas não sabem como. “A minha geração quer trabalhar com propósito. Não importa onde, não importa com o quê”, afirmou.

A Cidadãos Pró-Mundo é um exemplo de como atrair voluntários. Atualmente a organização conta com 1.200 voluntários que se revezam para atender 2.400 alunos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

“As pessoas querem muito fazer alguma coisa. Elas entram de cabeça quando encontram uma organização séria e transparente, que dá a oportunidade de fazer o voluntariado”, disse Duval Guimarães.

Além da ONG, ele também é presidente voluntário da associação de ex-alunos de Harvard no Brasil, que se dedica a impactar positivamente a sociedade, e tem um emprego regular em uma empresa.

No fórum, foram apresentados ainda alguns dos projetos e resultados da rede Alianza Latina. Criada em 2006 pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), que integra a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, a rede de capacitação é composta por 128 associações de 18 países. Entre os destaques estão os esforços para contribuir com a atenção à saúde na Venezuela, com o envio de medicamentos ao país. 

FESTIVAL

O Fiis acontece entre os dias 2 e 7 de novembro no Palace Cassino, em Poços de Caldas (MG). O evento agrega o encontro anual da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, formada por cem líderes, o Congresso Sorriso do Bem, da Turma do Bem, correalizadora desta edição, e o Fórum Melhores Práticas para Saúde no Terceiro Setor, da Aliança Latina.

Na programação, temas como o futuro dos negócios sociais e das ONGs, captação, mobilização e conexão, inovação e novo significado do voluntariado serão discutidos durante masterclasses, workshops e painéis que contarão com a participação de empreendedores, investidores e empresas que atuam por impacto positivo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.