Somos GPS ambulantes, corrigimos as rotas da vida a todo instante, diz Forbes

Psicanalista encerrou segundo dia do Fiis com palestra sobre pós-modernidade

No palco, Jorge Forbes
Psicanalista Jorge Forbes ministra masterclass no FIIS - Keiny Andrade/Folhapress
Beatriz Maia
Poços de Caldas (MG)

Um dos principais nomes da psicanálise no Brasil, Jorge Forbes apresentou ao público do Fiis (Festival de Inovação e Impacto Social) sua masterclass com ideias sobre as configurações do mundo moderno –repleto de incertezas e possibilidades.

Se há algumas décadas os pais previam que os filhos estariam perdidos se não seguissem carreiras tradicionais, como medicina ou direito, hoje, as transformações no mundo acabaram com a possibilidade de se acomodar.

“Somos todos GPS ambulantes, corrigimos rotas a cada segundo, e não temos mais um piloto automático em nossas vidas como antes. Tínhamos uma vida profundamente acomodada”, disse Forbes. Segundo ele, no presente, se inventa o futuro a cada momento.

Forbes também afirmou que as transformações pela qual a humanidade passou criaram um mundo onde as pessoas têm menos disciplina e mais responsabilidade. “Foi um furacão que proliferou opções.”

O psicanalista explicou que há algumas décadas as pessoas procuravam a análise para tratar de um trecho interrompido de suas vidas e precisavam resolver uma questão que se acreditava estar ligada a algum acontecimento do passado. Hoje, para ele, as angústias estão em torno do que fazer frente a tantas opções.

“Em um primeiro momento, todo mundo acha formidável ter opções. Mas, logo depois, isso gera angústia, porque se há dez opções, ao escolher uma, perde-se nove”, afirmou Forbes.

É por isso que o psicanalista defendeu que as certezas estão em desconstrução. Em sua visão, este é um processo humano e inesgotável. “Nossa capacidade de gerar dúvidas é muito maior do que a nossa capacidade de nos acomodarmos nas certezas”, disse.

Para ele, os jovens de hoje são parte de uma geração necessariamente mutante, e que se entendem mal. “Eles recebem conselhos de uma geração mais velha, que não entende o que eles estão passando”, explicou.

Isso porque os pais dos adolescentes de hoje são de um tempo em que ponderavam antes de tomar grandes decisões, enquanto seus filhos agem mais impulsivamente. Ele ressalva, no entanto, que isso não significa um “oba oba”, e sim que os jovens sabem da incompletude do mundo. 

Um exemplo de como as pessoas se reinventam em contextos de incertezas é o empreendedorismo. “Aceitamos a incompletude do mundo. Jovens assumem riscos grandes, empreendem e trabalham com estruturas maiores”, afirmou o psicanalista.

FESTIVAL

O Fiis acontece entre os dias 2 e 7 de novembro no Palace Cassino, em Poços de Caldas (MG). O evento agrega o encontro anual da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, formada por cem líderes, o Congresso Sorriso do Bem, da Turma do Bem, correalizadora desta edição, e o Fórum Melhores Práticas para Saúde no Terceiro Setor, da Aliança Latina.

Na programação, temas como o futuro dos negócios sociais e das ONGs, captação, mobilização e conexão, inovação e novo significado do voluntariado serão discutidos durante masterclasses, workshops e painéis que contarão com a participação de empreendedores, investidores e empresas que atuam por impacto positivo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.