Tiago Abravanel e Denise Fraga encerram programação do Fiis em Poços de Caldas

Último dia do evento teve premiações para ações voluntárias de impacto

Beatriz Maia
Poços de Caldas (MG)

No último dia do Fiis Festival de Inovação e Impacto Social) o público conheceu os vencedores das premiações concedidas pela Alianza Latina, rede de associações de apoio ao paciente, e da Turma do Bem, organização social que oferece tratamento odontológico para quem não pode pagar. 

O prêmio Melhor Dentista do Mundo de 2018 teve pela primeira vez cinco mulheres como finalistas, e foi entregue para a mexicana Beatriz Adriana Villanueva. “O caminho está aberto, vamos seguir atendendo mais crianças”, afirmou a dentista. Já o prêmio Ações de Impacto em Advocacy, que reconhece os melhores caminhos para políticas públicas na saúde, contemplou as iniciativas das fundações de apoio aos pacientes com câncer Apostar a la Vida, da Argentina, e Asoleu, do Paraguai.

Show de Tiago Abravanel encerrou programação do Fiis em Poços de Caldas (MG)
Show de Tiago Abravanel encerrou programação do Fiis em Poços de Caldas (MG) - Anderson Heldt/Divulgação

Na masterclass de encerramento, a atriz Denise Fraga compartilhou passagens de sua trajetória que a fizeram refletir sobre a alegria e o poder do teatro. Contou que se surpreendeu ao ter que explicar para o filho que o dinheiro é “a grande lei”. Certa vez o menino questionou porque o craque do seu time iria para um clube europeu, ao que ela respondeu que no outro país o jogador ganharia mais. “E daí ele me perguntou: ‘Mas ele ganhava mal aqui, mamãe?’ e eu tive que responder que não”, relatou.

Pontuou a importância do teatro para as reflexões humanas. “Eu sinto que tiro um livro empoeirado do armário, dou brilho, e apresento para o público”, disse sobre os textos que encena. 

Denise Fraga, sentada, fala na masterclass do Fiis
Denise Fraga na masterclass do Fiis, em Poços de Caldas (MG) - Anderson Heldt/Divulgação
 

A atriz recebe o público na porta do teatro para suas peças, e no final do espetáculo corre para o saguão quando o espetáculo acaba “para ver no que deu”, contou. Para ela, a história partilhada entre elenco e plateia é uma coisa preciosa principalmente nos dias de hoje.

Para Denise, a alegria precisa de empurrão, e por isso organiza rodas de samba para os amigos. “A gente fica lá rindo pro nosso chefe, e daí chega em casa e larga o corpo. Coitada da nossa alegria”, disse.

Mas não se contenta com qualquer graça. Piadas homofóbicas e preconceituosas rendem risadas, mas não interessam a atriz. Sua risada preferida é de quando as pessoas reconhecem como são ridículas. Para explicar, fez uma metáfora de que seu as peças de comédia são como se subisse no palco com um espelho velho e mostrasse para a plateia seu próprio reflexo. Então diria “olha como somos ridículos”, concluiu. A noite foi encerrada com o show de Tiago Abravanel, que movimentou o palco nas comemorações do encerramento do evento e do aniversário de Poços de Caldas.

FESTIVAL

O Fiis ​conteceu entre os dias 2 e 7 de novembro no Palace Cassino, em Poços de Caldas (MG). O evento agrega o encontro anual da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, formada por cem líderes, o Congresso Sorriso do Bem, da Turma do Bem, correalizadora desta edição, e o Fórum Melhores Práticas para Saúde no Terceiro Setor, da Aliança Latina.

Na programação, temas como o futuro dos negócios sociais e das ONGs, captação, mobilização e conexão, inovação e novo significado do voluntariado foram discutidos durante masterclasses, workshops e painéis que contaram com a participação de empreendedores, investidores e empresas que atuam por impacto positivo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.