Líderes inovadores se reúnem em rede para compartilhar ideias e soluções

Iniciativa é composta por finalistas dos dois prêmios de empreendedorismo social da Folha

A Rede Folha de Empreendedores Socioambientais reúne 111 líderes altamente inovadores com o objetivo de disseminar ideias e soluções do terceiro setor para um novo Brasil.

Iniciativa pioneira da Folha lançada em 2011, a Rede Folha é formada por finalistas dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro, totalizando 90 organizações de reconhecido impacto no Brasil e no mundo.

Debate da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais realizado no Rio
Debate da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais realizado no Rio - Cecília Acioli - 18.jun.2012/Folhapress

"O lançamento reflete a consolidação de um projeto de longo prazo que a Folha se propôs a desenvolver a partir de 2005, com a criação do Prêmio Empreendedor Social, que seleciona e chancela líderes sociais inovadores, sustentáveis e com forte impacto em políticas públicas e na sociedade em geral", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha.

A criação da Rede Folha abre novos canais de comunicação com o terceiro setor e mais informações sobre ele.

Nessa lógica surgem iniciativas como Diálogos Transformadores. "Trata-se de um mix de entrevista, debate e sabatina sobre temas emergentes da agenda sustentável que serão compilados em minidocumentários. O conteúdo será disponibilizado em um canal próprio na internet", explica Eliane Trindade, editora do Prêmio Empreendedor Social.

A iniciativa é realizada em parceria com a Ashoka e, desde novembro de 2015, já colocou em pauta assuntos como reciclagem, desmatamento, empoderamento feminino, tecnologia e internet, imigração e trabalho na cadeia da moda e cultura de doação.

Lançado oficialmente em novembro de 2015, o evento multimídia reuniu representantes da Rede Folha de Empreendedores Sociais como protagonistas, debatedores e casos inspiradores.

Mais que debater ideias, o objetivo é apontar caminhos em um projeto que já nasce multimídia, com transmissão ao vivo pela TV Folha e web série.

Ações que casam com os princípios da rede definidos pelos próprios empreendedores socioambientais em um encontro entre os dias 5 e 7 de agosto de 2011, quando estabelecida a missão e a visão que aglutinam os membros da comunidade.

Todas as organizações selecionadas pelos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro desde 2005 podem participar da rede. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.