Dirigir sob o efeito da maconha não é tão perigoso quanto bêbado, mas há riscos

Condutores sob a influencia da droga são 1,65 vez mais propensos a causar acidentes mortais do que pessoas sóbrias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dani Blum
The New York Times

​Eu sei tudo sobre os perigos de dirigir bêbado. Mas dirigir sob o efeito de maconha é tão perigoso quanto?

Dirigir sob o efeito de qualquer tóxico é obviamente uma má ideia, mas fumar um baseado ou ingerir um comestível antes de pegar o volante pode representar riscos distintos. Isso, dizem os especialistas, é por causa das maneiras específicas como a maconha afeta o cérebro e o fato de que não há uma dose padrão para uma droga criminalizada pelo governo federal.

Quando falamos do álcool, existem quantidades universalmente aceitas para o que constitui um único drink: 340 ml de cerveja normal, 142 ml de vinho e 42,6 ml de bebidas destiladas. Não há um equivalente acordado para a cannabis, disse Marlene Lira, gerente sênior de pesquisa da Unidade Clínica de Pesquisa e Educação em Dependência do Boston Medical Center, nos Estados Unidos. Isso torna difícil para os consumidores medir o quanto eles realmente usaram.

Há dados limitados sobre o impacto da maconha no desempenho de motoristas, mas especialistas recomendam não dirigir sob o efeito da droga - Aileen Son/The New York Times

Na última década, os acidentes de carro envolvendo cannabis aumentaram, e o uso recreativo da droga continua crescendo. Uma análise recente dos dados de segurança pública dos EUA mostrou que, de 2000 a 2018, a porcentagem de mortes em veículos motorizados envolvendo maconha mais que dobrou, indo de 9% para cerca de 22%. Por outro lado, a porcentagem de mortes envolvendo álcool permaneceu praticamente a mesma.

Embora haja uma escassez de dados comparando diretamente os perigos de dirigir chapado versus dirigir embriagado, uma pesquisa existente sugere que a maconha pode ter menos probabilidade do que o álcool de levar a acidentes de carro mortais.

Em uma avaliação feita em 2017 com as informações de mais de 4 mil motoristas de um banco de dados da polícia da França, os pesquisadores descobriram que os condutores sob a influência de álcool eram aproximadamente 17,8 vezes mais propensos a ser responsáveis por acidentes de carro fatais do que os motoristas sóbrios, enquanto os motoristas sob a influência de maconha eram 1,65 vez mais propensos a causar acidentes mortais.

Estudos como esses geralmente contam com motoristas que passaram por testes de drogas após acidentes de carro. Mas, como a maconha pode permanecer nos tecidos adiposos por até 28 dias, um teste de drogas positivo não significa necessariamente que um motorista estava havia usado a droga no momento em que dirigia.

Também é complicado para os usuários de maconha preverem exatamente como eles serão prejudicados e por quanto tempo. Se você fumar um baseado ou um cachimbo, vai se sentir chapado em minutos e depois retornará ao nível básico após três ou quatro horas, disse o dr. Godfrey Pearlson, professor de neurociência na Universidade de Yale que pesquisou maconha e segurança em carros. Se você optar por um brownie de maconha ou uma goma, leva mais tempo para o efeito começar, já que a maconha nos comestíveis precisa ser absorvida pelo intestino e metabolizada pelo fígado.

"Se alguém usa um comestível, o cenário clássico é dizer: 'Ei, não estou sentindo nada', e depois de 40 minutos eles entram num carro e começam a dirigir", disse o dr. Collin Reiff, psiquiatra da Langone Health na Universidade de Nova York.

O THC (tetra-hidrocanabinol), substância intoxicante da cannabis, prejudica vários comportamentos relacionados à direção, incluindo a capacidade de alternar entre as faixas de trânsito. Também atrasa os tempos de resposta em geral, disse Lira.

Os efeitos psicoativos da maconha também podem tornar a condução perigosa. A paranoia que algumas pessoas sentem enquanto estão chapadas pode induzir a um ataque de pânico enquanto estão na estrada, disse Reiff. A erva também pode criar uma sensação alterada de tempo, a sensação de que tudo ao seu redor se move mais devagar do que realmente está.

"Há aquela piada: por que você foi parado?", disse ele. "Se você está em alta velocidade, é por causa do álcool. Se você está indo muito devagar, é por causa da maconha."

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.