Descrição de chapéu The New York Times Corpo

Pandemia aumenta e agrava casos de dores nos pés; veja como tratar

Retomada das atividades físicas pode ser marcadas por lesões, caso a pessoa não esteja preparada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mara Altman
The New York Times

Em março de 2020, Krista Fahs começou a trabalhar em casa. Ao se sentar à sua mesa, a vendedora de 53 anos de uma loja de computadores deixou de lado seus tênis habituais. Ela se viu lavando roupa, brincando com o gato e até visitando vizinhos sem calçar sapatos. "Eu ficava descalça o tempo todo", disse ela.

Depois de alguns meses trabalhando em casa, ela começou a sentir uma pontada de dor no calcanhar, mas a desconsiderou até o mês passado, quando ficou intensa demais para ser ignorada. Mesmo deitada na cama, sentia a dor latejando. "Isso é ridículo", ela lembra que pensou. "Eu não sabia como ia conseguir dormir."

O início da pandemia coincidiu com um declínio acentuado dos traumas nos pés, disse o doutor Robert K. Lee, chefe de cirurgia podológica dos pés e tornozelos no Centro Médico Santa Monica da Universidade da Califórnia em Los Angeles, mas seu consultório logo voltou a se encher de pacientes como Fahs, que se queixavam de dores nos pés. "Eu pensei: 'Ah, então esse é o efeito da pandemia nos pés em todo o país'", disse Lee.

Pés e pernas de duas pessoas (uma negra, uma branca) no sol
Médicos notaram aumento no número de pacientes com queixas de dores nos pés - Angela Roma/Pexels

Não há dados concretos sobre o aumento das dores nos pés, mas o doutor James Christina, diretor-executivo da Associação Médica de Podiatria dos Estados Unidos, disse que tem sido uma tendência clara para muitos de seus 12 mil membros.

Um dos associados, o doutor Rock Positano, codiretor do Serviço Não Cirúrgico de Pés e Tornozelos do Hospital para Cirurgias Especiais em Nova York, viu a dor nos pés aumentar tanto –de 20% a 30%– que chamou o fenômeno de "pé pandêmico".

Agora a flexibilização das medidas de restrição, as pessoas estão ansiosas para recuperar seus corpos e hobbies pré-pandemia, e estão saindo às ruas, disse o doutor James Hanna, podiatra e presidente da Associação Médica de Podiatria do Estado de Nova York. Muitas estão exacerbando lesões existentes nos pés ou criando novas.

"As pessoas pensavam que poderiam simplesmente recomeçar de onde pararam ou tentar algo que não fizeram durante alguns anos", disse ele, "mas seus pés não estão preparados para o que seus corpos querem fazer."

Ao instituir algumas medidas simples, Hanna garante aos donos de pés doloridos que a dor pode ser aliviada e evitada

Lesões por uso excessivo

Algumas das doenças mais comuns nos pés ocorrem simplesmente porque os pés sofreram maior tensão durante a pandemia. Talvez você tenha optado por caminhar longas distâncias em vez de usar o transporte público, ou ficou descalço em casa. "As pessoas não percebem quanta quilometragem fazem andando e ficando em pé em suas casas", disse Positano.

Fahs foi diagnosticada com uma dessas lesões por uso excessivo, a fascite plantar, na qual o ligamento sob o pé que sustenta o arco inflama, e muitas vezes é sentido como dor no calcanhar. "Eu sabia o que era porque meu irmão, minha irmã e uma das minhas melhores amigas também tiveram isso recentemente", disse ela.

A metatarsalgia é outra lesão por uso excessivo, igualmente causada por inflamação, mas nas articulações dos dedos dos pés, o que provoca dor na sola do pé.

Para aqueles que iniciaram rotinas de corrida ambiciosas com a flexibilização, a tendinite de Aquiles tem sido um diagnóstico comum. O tendão de Aquiles conecta o músculo da panturrilha ao osso do calcanhar e, com um aumento repentino do uso, pode ficar irritado e inchar.

Essas lesões podem afetar mais que a saúde dos pés. Se não forem tratadas, podem evoluir e causar dores no joelho, quadril e costas. "As pessoas pensam que estão desmoronando, mas não estão", disse Positano. "Elas estão usando demais os pés."

Pés frágeis

Lesões por uso excessivo não são as únicas razões pelas quais as pessoas têm sentido dor nos pés ultimamente.

A doutora Priya Parthasarathy, cirurgiã podiátrica em Maryland, também notou um aumento nas fraturas dos artelhos e dos pés. Algumas são causadas, disse ela, por chutar acidentalmente móveis –resultado de estar em casa e descalço com mais frequência–, ou tropeçar em animais de estimação e cair desajeitadamente.

"Você vê um, depois vê dois, três e quatro casos", disse ela sobre essas fraturas relacionadas a pets, "e você pensa: 'Espere, definitivamente há uma conexão aqui.'"

Abrindo os dedos dos pés

Enquanto isso, a doutora Judith F. Baumhauer, cirurgiã ortopédica do Centro Médico da Universidade de Rochester, vem removendo mais joanetes, que são saliências ósseas na base ou lateral do dedão do pé. Sem sapatos para apoiar, o pé pode se alargar e as estruturas anatômicas podem mudar. Entre outros problemas, isso pode agravar os joanetes.

"Eles deixaram seus pés fazerem o que quisessem", disse Baumhauer, "e agora que precisam voltar ao trabalho, os pés estão se rebelando."

Mais peso no pé

Baumhauer disse que o aumento de peso na pandemia também pode ser o culpado pelo maior desconforto nos pés. Ela explicou que mesmo alguns quilos a mais causam impacto. "É literalmente física simples", disse ela, explicando que o pé suporta quatro vezes a força do nosso peso corporal ao caminhar. Perder ou ganhar 2,5 quilos seria uma mudança de "10 quilos no tornozelo e no pé", disse ela.

Jacqueline M. Dylla, professora associada de fisioterapia clínica na Universidade do Sul da Califórnia, explicou que um dos maiores gatilhos são as pessoas fazerem muitas atividades rápido demais. Muitas sofreram, sem perceber, atrofia e perda de densidade óssea devido à inatividade, o que dificulta a estabilização em superfícies irregulares.

"Lesões menores estão causando problemas mais catastróficos", disse ela. "Tenho pacientes que parecem ter sofrido um acidente de carro", acrescentou ela, "mas apenas torceram o tornozelo durante uma caminhada."

Mesmo crianças pequenas, depois de um ano ou dois fazendo escola virtual, estão enfrentando problemas ao voltar com tudo aos esportes. "Você tem uma criança sentada em casa todos os dias durante um ano que vai direto para a prática de cross-country", disse Parthasarathy.

Como ajudar seus pés

Os podiatras dizem que uma das soluções para a dor nos pés pode ser bastante simples: use calçados com apoio. Isso significa uma sola semirrígida, uma biqueira espaçosa e uma pequena elevação do calcanhar. Verifique o ajuste adequado em uma loja de calçados e, se você não quiser usar sapatos de rua em casa, compre um par específico para uso interno.

Se estiver usando sapatos mais velhos, certifique-se de que a sola não esteja muito gasta, pois podem ter se degradado demais para oferecer suporte substancial. Palmilhas também podem ser adicionadas para maior sustentação do arco.

Dylla disse que também é essencial preparar nossos corpos para uma atividade renovada, fortalecendo-os primeiro. Isso significa exercitar os pés com movimentos dos dedos e dos arcos. "Há um exercício para a barriga", disse Dylla, "arquear é o exercício para o pé."

O doutor Hanna disse que o melhor é começar devagar. "Se você vai começar a andar, faça um ritmo moderado em curta distância", disse ele. "Se você tolerar isso bem, experimente um ritmo mais rápido em distâncias maiores."

Os podiatras também dizem que o alongamento é crucial para prevenir e tratar pés doloridos. "Um aquecimento adequado é o principal", disse Hanna.

De manhã, mesmo antes de ir ao banheiro, Hanna recomenda flexionar os pés, puxando os dedos em direção ao corpo. Em seguida, finja que seus dedos são um lápis e escreva o alfabeto. "Se você fizer isso", disse ele, "ativará todas as articulações e terá muito menos probabilidade de se machucar."

Embora a panturrilha pareça distante da sola do pé, alongá-la desempenha um papel essencial na caminhada indolor. "Quando sua panturrilha e o tendão de Aquiles estão tensos", disse Lee, "criam muito mais estresse para todas as articulações do pé."

Ele sugere ficar em uma posição de afundo –uma perna posicionada para a frente com o joelho flexionado e o pé apoiado no chão–, com as mãos contra a parede e os pés apoiados no chão. Você deve sentir o alongamento na panturrilha da perna de trás. Ele sugere fazer isso várias vezes ao longo do dia.

Massagear a área do arco também pode prevenir lesões, mantendo a parte inferior dos pés flexível. Lee aconselha pegar uma bola de tênis ou de golfe enquanto estiver sentado em uma mesa ou assistindo TV.

"Role o pé sobre a bola e massageie essa área para soltar as fibras", disse ele.

No entanto, se você estiver com dor no calcanhar, consulte um médico antes de alongar. Em alguns casos, disse Positano, pode haver lesões não diagnosticadas na fáscia plantar que o alongamento pode agravar.

Se você estiver sentindo alguma dor persistente no pé, marque uma consulta com um podiatra. Existem muitas maneiras simples de os médicos aliviarem a dor e evitar o desenvolvimento de problemas crônicos. Se você estiver desconfortável, procure atendimento, disse Baumhauer, "porque nós temos muitos truques nas mangas".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.