Descrição de chapéu The New York Times Corpo

Dor de cabeça ao comer carboidratos e açúcar pode ser sinal de enxaqueca

Segundo estudos, a doença é que faz as pessoas sentirem vontade de comer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alice Callahan
The New York Times

Por que carboidratos e açúcar me dão dor de cabeça?

É comum as pessoas sentirem dor de cabeça depois de comer certos alimentos. Aqueles ricos em açúcar ou carboidratos refinados, como bolo de chocolate ou macarrão, estão entre os suspeitos habituais.

Esses gatilhos alimentares são frequentemente relatados por pessoas que têm enxaqueca, disse o dr. Peter Goadsby, professor de neurologia do King's College London e da Universidade da Califórnia em Los Angeles. "A pessoa que está fazendo essa pergunta, muito provavelmente, tem enxaqueca", disse ele, principalmente se certos alimentos parecem ser gatilhos repetidos.

Riscos do excesso de carboidratos
A pessoa que se pergunta por que carboidratos dão dor de cabeça provavelmente tem enxaqueca, diz especialista - Unsplash

​Ao contrário das dores de cabeça mais comuns, do tipo tensional, que a maioria das pessoas sente de vez em quando, as enxaquecas –que afetam cerca de 18% das mulheres e 6% dos homens a cada ano nos Estados Unidos– são muito mais debilitantes, disse a dra. Rashmi Halker Singh, professora associada de neurologia e especialista em remédios para dor de cabeça na Mayo Clinic em Scottsdale, no Arizona.

Em uma análise de estudos publicados em 2018, os pesquisadores concluíram que quase 30% dos pacientes relataram que certos alimentos ou hábitos alimentares desencadeavam suas dores de cabeça.

Mas estudos recentes de Goadsby e outros pesquisadores sugerem que provavelmente não são os alimentos que causam enxaqueca, mas a enxaqueca que faz as pessoas comerem certos alimentos.

No estágio inicial de uma crise de enxaqueca –a fase premonitória ou de pródromo, que pode começar algumas horas ou dias antes da fase de dor de cabeça– as pessoas podem apresentar sintomas como fadiga, confusão mental, alterações de humor, sensibilidade à luz, rigidez muscular, bocejos e aumento da micção, disse Goadsby.

Durante esse período, estudos de imagens cerebrais mostraram que o hipotálamo, região do cérebro que regula a fome, é ativado, fazendo com que as pessoas desejem certos alimentos. "Está bem claro que essa área está mudando em sua atividade antes que a dor comece", disse ele. Algumas pessoas querem lanches salgados ou condimentados, enquanto outras desejam doces e chocolate.

Então, depois de saciar o desejo e a fase de dor de cabeça da enxaqueca começar, é natural que as pessoas se perguntem se algo que comeram contribuiu para a dor, disse Halker Singh.

"Às vezes as pessoas chegam e me dizem: 'Eu bebi um pouco de chocolate, e logo depois disso minha enxaqueca começou'", levando-as a adivinhar que o próprio chocolate desencadeou a dor de cabeça. Mas o que também pode ter acontecido, disse ela, "é que talvez o desejo por chocolate tenha sido realmente o início da enxaqueca".

O chocolate está entre os gatilhos alimentares mais relatados para enxaqueca, mas em uma revisão de estudos publicados na revista Nutrients em 2020 os pesquisadores concluíram que não havia evidências suficientes para dizer que o chocolate pode causar enxaqueca.

No cenário acima, disse Goadsby, a pessoa provavelmente teria dor de cabeça se comesse o chocolate ou não. Então, se você está desejando uma guloseima durante os estágios iniciais de uma dor de cabeça, ele disse, não há problema em degustá-la.

Se você costuma ter desejos por comida antes da enxaqueca, ainda é uma boa ideia anotá-los, juntamente com outros sintomas da fase pródromo, para que você possa se preparar para o que está por vir. Você pode usar esse tempo para encontrar sua medicação ideal e optar por dormir cedo, disse ele.

Margaret Slavin, professora associada de nutrição e estudos alimentares da Universidade George Mason, disse que alimentos ricos em açúcar ou carboidratos refinados também podem causar um aumento no açúcar no sangue, levando a "uma resposta de insulina descomunal".

A insulina ajuda a normalizar o açúcar no sangue, mas muita insulina pode ultrapassar a meta, levando a um baixo nível de açúcar no sangue. Essa condição é chamada de hipoglicemia reativa, e a dor de cabeça é um de seus sintomas. A pessoa pode se sentir fraca, trêmula, cansada e tonta.

Para as pessoas que sofrem de enxaqueca, também é possível que uma dieta regular rica em açúcar refinado e carboidratos processados possa aumentar os níveis de inflamação no corpo e torná-las mais suscetíveis a crises, disse Slavin. Algumas pesquisas limitadas apoiam essa ideia, e pode valer a pena tentar reduzir o açúcar e trocar por alimentos anti-inflamatórios como frutas, legumes, nozes, feijões, grãos integrais e peixes.

Pular refeições e jejuar também são gatilhos de enxaqueca comumente relatados, então Halker Singh aconselha seus pacientes a fazer refeições regulares e nutritivas, além de dormir o suficiente, exercitar-se regularmente e controlar o estresse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.