Descrição de chapéu The New York Times Corpo

Beber qualquer quantidade de álcool eleva o risco de arritmia cardíaca, diz estudo

Os principais sintomas são palpitações, falta de ar e fadiga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anahad O'Connor
The New York Times

Um novo estudo concluiu que o consumo de álcool, mesmo que seja apenas uma latinha de cerveja ou uma taça de vinho, pode em pouco tempo elevar o risco de um tipo comum de arritmia cardíaca, a fibrilação auricular, em pessoas que já tenham um histórico desse problema.

Médicos já desconfiavam há algum tempo que havia um vínculo entre álcool e fibrilação auricular, mas até agora não tinham evidência definitiva de que a bebida pode provocar arritmias.

O novo estudo é um dos mais rigorosos até o momento: os pesquisadores recrutaram cem pessoas com histórico de fibrilação auricular e as acompanharam intensivamente por quatro semanas, monitorando sua ingestão de álcool e seus ritmos cardíacos em tempo real.

Barman prepara drinque no Esconderijo, bar da cervejaria Juan Caloto
Barman prepara drinque em cervejaria - Divulgação

​Os cientistas descobriram que o consumo de bebida alcoólica eleva a probabilidade de as pessoas terem um episódio de fibrilação auricular, ou arritmia cardíaca, nas horas seguintes. E, quanto mais a pessoa bebia, maior a probabilidade.

O estudo foi publicado em agosto de 2021 no periódico Annals of Internal Medicine. Somadas a dados de estudos anteriores, as conclusões sugerem que pessoas com um histórico de fibrilação auricular podem reduzir suas chances de apresentarem arritmias se diminuírem a ingestão de álcool ou evitarem completamente.

Os autores especularam que as conclusões podem ter implicações mais amplas também para adultos saudáveis. Embora o consumo moderado de álcool seja visto amplamente como sendo benéfico para a saúde do coração, a nova pesquisa mostra que em algumas pessoas, pelo menos, o álcool tem o potencial de perturbar o funcionamento cardíaco.

"Isso demonstra que, sempre que ingerimos álcool, isso presumivelmente tem um efeito quase imediato sobre o funcionamento elétrico do coração", disse o dr. Gregory Marcus, um dos autores do estudo e professor de medicina na divisão de cardiologia da Universidade da Califórnia em San Francisco (EUA).

A fibrilação auricular é a anormalidade de ritmo cardíaco mais comum. Estimam que afeta 3 milhões de adultos nos Estados Unidos. Ela ocorre quando as câmaras superiores do coração, os átrios, começam a bater de modo irregular, o que pode perturbar o fluxo de sangue para as câmaras inferiores, os ventrículos.

Com o tempo, isso pode levar a complicações como falência cardíaca e derrames. A fibrilação auricular pode ser persistente ou pode ocorrer esporadicamente com sintomas como palpitações, falta de ar e fadiga que duram alguns minutos ou algumas horas. Quando os episódios ocorrem ocasionalmente, a condição é conhecida como fibrilação auricular paroxística.

As pessoas têm propensão maior a desenvolver fibrilação auricular quando envelhecem, e a condição também ocorre com mais frequência em pessoas que têm fatores de risco como hipertensão, doença cardíaca, obesidade, ascendência europeia ou um histórico familiar de arritmias.

Cerca de quatro décadas atrás, médicos começaram a documentar casos de pessoas que apresentavam arritmias após sessões de consumo intensivo de álcool nos fins de semana ou feriados, um fenômeno que ficou conhecido como síndrome do coração pós-feriados.

Desde então, vários grandes estudos observacionais constataram que pessoas que consomem álcool regularmente, mesmo que seja apenas uma dose por dia, têm propensão maior a desenvolver fibrilação auricular, quando comparadas a pessoas que se abstêm.

Muitos desses estudos anteriores tiveram deficiências importantes. Na maioria dos casos, dependiam de os participantes autorrelatarem sua ingestão de álcool, o que nem sempre é confiável. Estudos constataram, por exemplo, que as pessoas tendem a subestimar o quanto bebem.

Outra limitação é que quando se pede às pessoas que recordem um episódio de fibrilação auricular, elas podem equivocadamente identificar vários comportamentos diferentes como gatilhos. Mas o novo estudo foi projetado para contornar essas limitações. Marcus e seus colegas recrutaram cem pessoas, na maioria homens, com histórico de fibrilação auricular paroxística, e as fizeram usar monitores de eletrocardiograma que monitoraram seu ritmo cardíaco 24 horas por dia.

Os aparelhos têm um botão que os participantes foram instruídos a pressionar sempre que tomavam uma bebida alcoólica. Os pesquisadores também usaram outros meios objetivos para monitorar a ingestão de álcool. Eles equiparam os participantes com tornozeleiras que podiam detectar o nível de álcool no sangue. Fizeram também exames de sangue rotineiros para medir os níveis de fosfatidiletanol, um biomarcador que traz algum indício do consumo alcoólico recente de uma pessoa.

Durante quatro semanas de monitoramento, os pesquisadores descobriram que pelo menos 56 participantes sofreram um episódio de fibrilação auricular. Os dados indicaram que em muitos casos o álcool tinha sido o gatilho das arritmias.

Uma dose de álcool dobrava as chances de uma pessoa ter um episódio de fibrilação auricular nas quatro horas seguintes, e duas doses ou mais as triplicavam. Quanto mais alta a concentração de álcool no sangue, maior a probabilidade de a pessoa sofrer uma arritmia.

Mariann R. Piano, pesquisadora que já publicou muitos estudos sobre álcool e saúde cardiovascular, e que não esteve envolvida no novo estudo, disse que as descobertas representam um avanço importante em nosso entendimento de como o álcool afeta o coração. Ela disse que os médicos precisam conversar com seus pacientes, especialmente os que têm fibrilação auricular, sobre quanto álcool consomem e se seria prudente reduzir seu consumo ou cortá-lo completamente.

"A fibrilação auricular é uma arritmia cujos efeitos podem afetar a vida das pessoas profundamente, como por exemplo provocar um derrame. Por isso, é muito importante poder transmitir aos nossos pacientes que fatores podem ser gatilhos realmente agudos", disse Piano, que é professora e diretora associada de pesquisas na Escola de Enfermagem da Universidade Vanderbilt.

"Beber é algo que podemos monitorar e podemos modificar individualmente. É algo para o qual é fácil prestar atenção."

Mas ela qualificou o estudo de rigoroso e disse que as descobertas são oportunas porque a incidência de fibrilação auricular vem subindo rapidamente.

Segundo os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), até 2030 a estimativa é que 12,1 milhões de pessoas nos EUA tenham fibrilação auricular. Piano disse que os médicos devem explicar a seus pacientes que tomam álcool como praticar a "ingestão alcoólica de baixo risco", uma definição feita pelo Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo.

Para mulheres, isso significa tomar não mais que três doses de álcool em qualquer dia e no máximo sete doses por semana. No caso dos homens, ingestão de baixo risco significa um máximo de 14 doses semanais e não mais que quatro doses em um dia.

O governo americano define uma dose padrão como 340 ml de cerveja comum, 150 ml de vinho ou 45 ml de bebida destilada (com teor alcoólico de 40%).

Gregory Marcus, da UCSF, disse que as conclusões do estudo são potencialmente empoderadoras para pessoas com fibrilação auricular, porque sugerem que existe uma maneira de controlarem um gatilho importante de arritmias. "Isso mostra que esses eventos de fibrilação auricular não se devem ao acaso e que há fatores que podem ser modificados para reduzir as chances de um episódio ocorrer", ele explicou.

Isso não significa, é claro, que todo o mundo que bebe acabará tendo problemas do coração. Mas, disse Gregory, para as pessoas que já têm histórico de arritmia, as descobertas indicam que devem evitar a ingestão excessiva de álcool, já que aparentemente ele pode interferir com as propriedades elétricas do coração.

Tradução de Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.