Casais fazem festa para pedir parceiros em casamento em meio a familiares e amigos

Propostas à moda antiga foram abandonadas para dar lugar a eventos com conhecidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Abby Ellin
The New York Times

​Matt Singh queria fazer algo bem exagerado quando pediu em casamento sua namorada, Rubbani Singh (eles têm o mesmo sobrenome). O casal estava junto desde o ensino médio, e era difícil um deles surpreender o outro.

Depois de comprar um anel de diamante de 2 quilates com lapidação de esmeralda, Matt Singh, 26, precisava descobrir onde e como entregá-lo a Rubbani.

Ele se decidiu pelo Dear Irving on Hudson, um bar no topo do Aliz Hotel, no bairro de Manhattan, em Nova York (Estados Unidos). O espaço tinha dois lados separados com vistas magníficas da cidade –ele o alugou inteiro.

Ilustração de pizza com um coração no meio
Casais abrem mão dos pedidos de casamento à moda antiga para fazer a proposta em festas com amigos e familiares - Melanie Lambrick/The New York Times

Em 27 de novembro, Matt disse à namorada para se vestir para um evento de trabalho na cidade. No trajeto de Uber, ele não conseguia parar de verificar o telefone. Ela achou estranho. "Ela perguntou algo como: 'Por que você está tão tenso indo para esse evento de trabalho?'", contou Matt, um promotor imobiliário em Jericho, no estado de Nova York.

O que Rubbani não sabia era que não só ele a pediria em casamento, como 40 amigos e familiares estariam esperando para comemorar com os dois. Quando chegaram ao local, ele colocou uma venda nos olhos de Rubbani e a conduziu escada acima. Quando ele desatou a venda, ela engasgou. Havia pétalas de rosas espalhadas pela sala, junto com fotos do casal ao longo dos anos. Um violinista tocou uma música de Ed Sheeran e um fotógrafo bateu fotos.

Quando ele se ajoelhou, os convidados chegaram. Ele a pediu em casamento; ela disse sim. "Ele colocou o anel e todos aplaudiram muito", disse Rubbani. "Foi uma bela maneira de ter todos os que adoramos participando." O casal e seus convidados passaram as três horas e meia seguintes conversando, comendo canapés e bebendo coquetéis.

Não, nada mais é privado, nem mesmo uma das perguntas mais importantes que alguém pode fazer.

Muitas propostas de casamento evoluíram de algo entre um casal para algo que hoje inclui parentes e amigos. Não confunda com a festa de noivado, que acontece pós-pedido e pré-casamento; a festa do pedido ocorre junto com a mesma, ou logo após.

Pode ser realizada em qualquer lugar –em casas, restaurantes, ao ar livre ou até pelo Zoom–, e geralmente é organizada por quem faz o pedido, mas nos últimos anos surgiram vários cerimonialistas especializados nesse evento romântico.

Pode ser complicado, é claro, especialmente se a pessoa que receber o pedido disser não. Mas, se isso acontecer, o noivo pode "ir sozinho à festa e informar gentilmente aos convidados", disse Kim Forrest, editor sênior do site WeddingWire. (Afinal, nada como o conforto dos amigos.)

"A maioria dos proponentes decide ter de 15 a 25 convidados presentes em sua proposta para comemorar depois, e a maioria das pós-celebrações exige algum tipo de refeição, seja aperitivos servidos de bandeja para um ambiente mais casual ou um jantar sentado com um menu planejado", disse por e-mail Megan Bicklein, planejadora de pedidos de casamento e chefe de relações com clientes do The Yes Girls, em Trabuco Canyon, na Califórnia.

De acordo com uma pesquisa recente do site de registro de casamentos Zola, cerca de 23% de 568 casais fizeram uma festa de pedido de casamento. O Estudo de Joias e Noivados de 2021 do The Knot descobriu que 33% dos casais convidaram familiares e amigos para testemunhar os pedidos, contra 27% em 2019.

Parte do fascínio tem a ver com a pandemia, que "mostrou às pessoas que não há tempo a perder", disse Tatiana Caicedo, que ajudou a planejar o evento de proposta de Matt Singh. "As pessoas querem se casar mais rápido e juntar o pedido de casamento e a festa de noivado em uma coisa só."

Ou, em linguagem mais simples: elas querem mais uma desculpa para festejar.

O brilho implacável do Instagram e do TikTok –e o desejo premente por conteúdo com "curadoria"– também são fatores importantes. "Você está criando um ambiente especial para a proposta que também deve parecer muito bom nas redes sociais", disse Forrest.

Há também a simples alegria de compartilhar o momento com as pessoas mais próximas, como fez Will Beckham quando convidou uma dúzia de amigos para comemorar seu pedido de casamento a Josh Cole.

Beckham, 42, levou Cole a Fells Point, um bairro à beira-mar em Baltimore, onde ambos admitiram que eram apaixonados um pelo outro desde seu segundo encontro, em agosto de 2020. O casal, ambos vestidos com camisas e gravatas rosa e azul, caminhou até uma mesa montada em uma doca. "The Dock of the Bay", a música favorita deles, tocava suavemente.

Quando Beckham pediu Cole em casamento, um punhado de amigos e familiares, incluindo a irmã gêmea de Cole e o filho de Beckham de um casamento anterior, os cercaram. Vários outros apareceram depois para comer e beber.

"Foi uma ótima maneira de incluir pessoas que amamos em um momento que também foi íntimo", disse Cole, 36, analista de inteligência e estudante de pós-graduação em Belas Artes na Universidade de Baltimore.

Depois há aqueles que tiveram que criar um Plano B quando o Plano A desmoronou.

Rachel Tucker e Andrew Bobbitt se mudaram de Dallas para Boston em 2020 e não tinham um grupo fixo de amigos.

Originalmente, Bobbitt, estudante de direito na New England Law, queria voar para o Texas e fazer o pedido lá, mas era dezembro de 2020 e as taxas de Covid-19 estavam altas. Então, ele decidiu inventar outra coisa.

Enquanto Bobbitt propunha casamento em Harvard Yard, uma vizinha decorou o apartamento do casal em Jamaica Plain, em Massachusetts. "Chegamos em casa e ela estava saindo de lá, e eu falei algo tipo: 'O que você está fazendo aqui?'", disse Tucker, 27, gerente de escritório em uma empresa de contabilidade.

A vizinha tinha ampliado fotos do casal da página do Instagram de Tucker, junto com serpentinas e balões. Então Bobbitt trouxe seu laptop para uma festa de pedido de casamento virtual para a família e amigos mais próximos de Tucker. "Tivemos uma festinha gostosa no Zoom", disse ela. "Foi tão doce. Foi um momento brilhante muito bom em um 2020 bastante deprimente."

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.