Descrição de chapéu The New York Times Corpo

Dormir de lado, perder peso e cirurgia são alternativas para parar de roncar

Pesquisadores recomendam procurar um profissional especializado, mesmo em casos leves ou moderados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Erik Vance
The New York Times

O que causa o ronco e o que posso fazer para parar de roncar?

As pessoas roncam quando os músculos da língua, do céu da boca e da garganta se relaxam, restringindo o fluxo de ar.

"Você não consegue inspirar plenamente, então as coisas começam a vibrar para tentar facilitar sua respiração, e a vibração provoca o som do ronco", disse o dentista Kent Smith, de Dallas, especializado em odontologia do sono e ex-presidente da American Sleep and Breathing Academy (academia americana do sono e respiração, em português).

Dormir de lado, perder peso e até cirurgia são opções para quem deseja parar de roncar - ajr_images/adobe stock

Os homens são duas vezes mais propensos a roncar que as mulheres, e o ronco pode ser causado por vários fatores, incluindo alergias, envelhecimento, um resfriado ou mesmo o formato particular de sua garganta. O peso corporal também pode contribuir para o ronco.

"Temos uma combinação de tecidos e ao longo do tempo, quando vamos ganhando peso, eles também ganham peso", disse Smith. "E quando ficamos mais velhos, os tecidos ficam um pouco menos tonificados. Então eles tendem a obstruir as vias aéreas."

O ar excessivamente seco ou úmido pode agravar o ronco, e o mesmo ocorre quando as pessoas dormem em altitudes elevadas. Dormir de costas ou beber álcool antes de dormir tende a agravar o ronco, pelo fato de relaxarem ainda mais os músculos e permitirem que a língua feche a garganta e restrinja a passagem de ar.

Mesmo assim, o ronco por si só não é uma patologia, não importa o que diga a pessoa que dorme com você. Às vezes, porém, pode ser um sinal de apneia do sono, uma condição potencialmente séria que leva a respiração a parar e recomeçar repetidamente ao longo da noite, impedindo você de ter uma boa noite de sono. A apneia do sono também eleva o risco de hipertensão e até parada cardíaca.

Logo, o ronco em alto volume geralmente é associado à apneia do sono, mas muitas pessoas que roncam levemente não têm problema de saúde algum. É apenas uma parte de um espectro de sono desordenado que abrange desde pessoas que roncam até pessoas que perdem sono devido aos fatores que desencadeiam o ronco, disse a dra. Jolie Chang, otorrinolaringologista da Universidade da Califórnia em San Francisco, nos Estados Unidos .

"A maioria das pessoas com apneia do sono ronca, mas o simples fato de roncar não significa que você tenha apneia do sono", ela afirmou.

Se você não tem certeza se ronca ou não, é fácil descobrir. Baixe um aplicativo de gravação como o SnoreLab em seu celular e deixe-o ligado enquanto você dorme. O aplicativo começará a gravar quando detectar ruídos, e na manhã seguinte você poderá ouvir os sons que emitiu.

Para Kent Smith, a partir do momento que você souber que ronca, mesmo que seja levemente, pode valer a pena fazer um teste de sono numa clínica especializada. Na maioria das vezes o primeiro teste poderá ser feito em casa em uma noite e, baseado no número de vezes por hora que o ronco interrompe seu sono, lhe dirá se seu roncar é sintoma de um problema maior, como a apneia do sono.

O que você pode fazer se ronca levemente?

Um roncador leve pode fazer barulho à noite, mas ainda assim receber bastante ar; o ronco só interrompe seu sono ocasionalmente. Independente de seu ronco ocasional estar ligado a problemas maiores, há medidas que você pode tomar para reduzir seu ruído noturno.

Durma de lado. Cerca de metade dos roncadores com apneia do sono em um estudo israelense paravam de roncar quando mudavam de posição. Existem travesseiros que ajudam a pessoa a dormir de lado e camisetas que tornam incômodo dormir de costas. Quem gosta de DIY (faça você mesmo) pode experimentar costurar algumas bolas de tênis às costas da camiseta que usa para dormir.

Fortaleça sua língua. Uma das causas mais comuns do ronco é quando a língua desliza para trás na garganta. A maneira mais simples de prevenir essa ocorrência é fazer diariamente uma série de exercícios para a língua. Mas Chang disse que os exercícios podem levar semanas para fazer efeito e que a maioria das pessoas não continua a fazê-los regularmente.

Há também uma série de aparelhos e soluções de combate ao ronco à venda online, a maioria dos quais são totalmente inúteis. Faixas para posicionar o queixo, clipes e faixas para o nariz, dilatadores de narinas –Chang recomendou cuidado e disse que essas coisas não funcionam para todo o mundo. Um umidificador pode ajudá-lo a dormir melhor por umidificar seu nariz e garganta, ela acrescentou, mas provavelmente não o impedirá de roncar.

E se você ronca moderadamente?

Se o estudo de sono sugerir que você ronca moderadamente –ou seja, que a falta de ar interrompe seu sono mais de 15 vezes por hora–, você deve consultar um especialista em sono, pulmonologista ou otorrinolaringologista. Eles podem recomendar o seguinte:

CPAP (pressão positiva contínua na via aérea). Trata-se de um aparelho ligado ao seu nariz ou ao seu nariz e boca para aumentar o volume de ar que passa por sua garganta.

Protetor bucal. Um protetor bucal ajuda a posicionar a mandíbula um pouco para frente para que a língua não possa deslizar pela garganta e obstruí-la. É mais conveniente do que um tubo preso a seu rosto, mas requer um dentista habilitado e várias consultas para moldá-lo perfeitamente a seus dentes e mandíbula. Certifique-se que seu convênio médico pagará pelo protetor e evite os protetores mais baratos que já vêm prontos, porque eles não funcionarão se não forem calibrados corretamente.

Perda de peso. Outra maneira para algumas pessoas reduzirem o ronco é perder peso. O índice de massa corporal está ligado ao ronco e à apneia do sono, disse Chang, embora cada garganta seja diferente. Perder peso reduzirá a pressão sobre sua traqueia, permitindo a passagem de mais ar.

O que fazer se você ronca severamente?

A chance de pessoas que roncam extremamente alto terem alguma forma de apneia é altíssima. Se um teste de sono indicar que o ronco está afetando seu sono mais de 30 vezes por hora, você pode estar correndo o risco de sofrer problemas mais sérios futuramente, como doença cardíaca e todos os problemas que acompanham o sono insuficiente, como depressão e ansiedade.

Aparelho de CPAP. Nesse ponto, esqueça o protetor bucal, disse Smith. "Com níveis graves de apneia, o CPAP é uma maneira mais confiável de resolver seu problema", ele disse. Existem dezenas de formatos diferentes de aparelhos de CPAP, alguns dos quais não são intrusivos demais. Mas todos requerem que você durma com algo cobrindo parte de seu rosto e que fica conectado a uma máquina que emite uma vibração suave.

Cirurgia. Há uma série de procedimentos cirúrgicos que envolvem implantes ou alterações na língua ou no palato mole que podem ajudar uma pessoa que ronca gravemente, mas apenas se o CPAP não surtir efeito. "Se você não puder ou por algum motivo não quiser usar o CPAP", disse Smith, "a cirurgia deve ser sua última opção. Nunca parta diretamente para a cirurgia."

Tradução Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.