Usar o celular em excesso pode inflamar ligamentos, articulações e músculos

Utilizar smartphones de forma exagerada também atrapalha o sono

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Melinda Wenner Moyer
The New York Times

Alguns anos atrás, minha melhor amiga me mandou uma mensagem de texto confessando que estava preocupada com isso. Suas mãos e dedos doíam ao longo do dia, e a dor piorava quando ela usava o smartphone. Nossas constantes mensagens de texto sobre maternidade e política poderiam ser as culpadas?

​Ainda não há muita pesquisa sobre os possíveis efeitos do uso de smartphones para o corpo. "Não sabemos muito", disse Jessica B. Schwartz, fisioterapeuta de Nova York, nos Estados Unidos, e porta-voz da Associação Americana de Fisioterapia. Mas ela e os médicos com quem conversei disseram que estão atendendo mais pacientes do que nunca com dores e problemas nas articulações e nos tecidos moles, como tendinite nos dedos, polegares, pulsos, cotovelos, pescoço, ombros e parte superior das costas –e que os telefones celulares provavelmente têm um papel nisso.

Quando enviamos mensagens de texto para amigos ou navegamos na internet em nossos telefones, geralmente usamos os músculos e as articulações de maneiras que os tensionam, disse Schwartz.

MENOS CELULAR, MAIS VOCÊ MESMO
Uso excessivo de telefones celulares pode causar tendinite - rawpixel.com/Pexels

Olhar para baixo no telefone, assim como segurá-lo com os pulsos flexionados enquanto rolamos a tela ou enviamos mensagens de texto, exigem que nossas articulações e músculos façam coisas para as quais não evoluíram: ficar na mesma posição por muito tempo, segurar muito peso e fazer movimentos repetidos de pequena amplitude.

Essas posições e movimentos podem colocar "forças indevidas" nas articulações, músculos, tendões e ligamentos, "que simplesmente não estão acostumados a ser mantidos nessa posição por tanto tempo", disse a dra. Renee Enriquez, especialista em medicina física e reabilitação no Centro Médico Southwestern da Universidade do Texas, em Dallas. Com o tempo, essas ações podem causar inflamação, levando a dores e outros problemas, disse ela.

Nem todos os médicos estão cientes desses riscos. Quando minha amiga consultou seu clínico geral por causa da dor nas mãos, ela fez radiografias e exames de sangue. Ela foi informada de que não tinha artrite.

Quando perguntou se seu smartphone poderia estar causando a dor, o médico disse que era improvável. Então ela consultou outro médico, que descartou a síndrome do túnel do carpo e, finalmente, um ortopedista especializado em mãos, que riu e disse "não" quando ela perguntou novamente se seu telefone poderia estar contribuindo para a dor.

No entanto, Schwartz disse que os sintomas da minha amiga eram consistentes com tendinite, inflamação dos cordões grossos chamados tendões que unem os músculos aos ossos, ou tenossinovite, a inflamação do revestimento da bainha que envolve os tendões.

Estudos associaram a tenossinovite do polegar, chamada tenossinovite de De Quervain, ao uso frequente de smartphones. O uso do telefone também pode piorar os sintomas entre pessoas que já têm artrite. Ela me disse que, embora o chamado "mindinho do smartphone" não seja uma doença definida, usar o dedo mínimo para sustentar o peso do telefone pode causar problemas.

Sinais de problemas à frente

Além de dores que podem resultar de inflamação nos ligamentos, articulações, músculos, tendões e suas bainhas, as pessoas podem sofrer lesões agudas ao usar smartphones. A dra. Jennifer Moriatis Wolf, cirurgiã ortopédica de mãos na Universidade de Medicina de Chicago, disse que viu pacientes que distenderam seus polegares por segurarem os telefones com muita força.

O uso frequente do telefone também pode afetar nossos nervos. Quando seguramos o aparelho à nossa frente com os cotovelos dobrados, comprimimos o nervo ulnar, que vai do pescoço até as mãos. Essa constrição pode causar dormência e fraqueza nos dedos mínimo e anelar, disse Schwartz.

De maneira mais geral, quando qualquer músculo, tendão ou ligamento fica inflamado pelo uso do celular, eles podem inchar, o que comprime os nervos que os percorrem e causa dor ou dormência, disse Enriquez.

O uso de celulares também pode exacerbar problemas nervosos preexistentes, como a síndrome do túnel do carpo, acrescentou Wolf. Depois, há a tensão que os smartphones podem provocar em nossos olhos e a perturbação que a luz azul pode causar em nossos ciclos de sono.

"Pescoço de texto" é outro termo que já aparece. Considere o que acontece quando você se curva para olhar para o telefone: em comparação com manter a cabeça ereta, essa posição inclinada aumenta a força nos músculos do pescoço e na coluna cervical por um fator de quatro ou cinco, disse o dr. Jason M.Cuéllar, ortopedista especializado em coluna no Centro Médico Cedars-Sinai em Los Angeles e no Hospital JFK North em West Palm Beach, na Flórida.

Esse excesso de força, disse ele, pode enfraquecer os ligamentos da coluna vertebral ao longo do tempo e causar dor. Um estudo de 2017 encontrou uma ligação entre digitar mensagens e dores constantes no pescoço, ombros e parte superior das costas, embora outros estudos não tenham encontrado essa conexão.

As espinhas cervicais de alguns pacientes jovens de Cuéllar também estão curvadas de maneira anormal. Isso também pode estar relacionado ao uso frequente de smartphones, disse ele, e pode aumentar o risco de problemas nas costas.

"Achamos que isso leva à degeneração acelerada do disco", disse ele, referindo-se à deterioração dos discos espinhais, pequenos amortecedores que ficam entre as vértebras e nos ajudam a nos movimentarmos de modo confortável. "Estamos vendo mais pessoas mais jovens, na faixa dos 20 anos ou 30, com problemas na coluna cervical."

Como diminuir a tensão

O que você deve fazer se seu telefone estiver lhe causando dor ou se estiver preocupado que isso possa acontecer?

Embora os médicos da minha amiga tenham desprezado a ideia de que o telefone tivesse algo a ver com sua dor nas mãos, ela acabou se livrando do smartphone grande e comprou um menor para ver se isso ajudaria. Ela também começou a usar uma opção de "voz-para-texto" para escrever, reduzindo a tensão nos dedos. Sua dor rapidamente se dissipou.

Schwartz concordou que optar por um telefone menor e mais leve pode ser uma boa ideia se você tiver mãos pequenas, e que a ferramenta de voz-para-texto pode aliviar a dor ao reduzir a tensão nos dedos. Ela e Enriquez também recomendaram suportes para telefone, que podem aliviar muito o esforço de segurar o aparelho com os dedos. Cuéllar disse que pode ser útil usar um suporte que mantenha o celular na altura dos olhos, para que você não force o pescoço para vê-lo.

Se você estiver sentindo muita dor, é bom consultar um fisioterapeuta ou um médico como um ortopedista ou especialista em medicina física, pois eles podem recomendar tratamentos e alongamentos, disse Schwartz. "Se você pegar essas coisas cedo, elas não tendem a se tornar crônicas", disse ela.

Mas se alguma coisa lhe causa dor, a solução mais simples é parar de fazê-la com frequência. Em outras palavras, disse Wolf, "o melhor conselho seria: desligue o telefone".

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.