Descrição de chapéu The New York Times férias

Antecipação e planejamento podem ajudar a aproveitar mais a vida

Estudos sugerem que esperar por algo melhora o humor e diminui o estresse

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Holly Burns
The New York Times

Alle Pierce sabe planejar umas férias. Alguns meses antes, ela "entra numa orgia de Google", montando uma planilha com todas as coisas que quer fazer e ver. Ela examina os cardápios dos restaurantes que planeja visitar. Usa uma foto do destino como bloqueio da tela do telefone e baixa um aplicativo de contagem regressiva.

"O que é mais excitante numa viagem é a expectativa em torno dela", disse Pierce, fundadora de uma empresa de turismo de luxo chamada Gals Abroad Getaways, que planeja viagens para grupos de mulheres. Especialistas dizem que ela provavelmente está certa. Diversos estudos sugerem que ter algo para esperar antecipadamente melhora o humor e diminui o estresse.

"Imaginar coisas boas à frente nos faz sentir melhor no momento atual", disse Simon A. Rego, psicólogo-chefe do Centro Médico Montefiore e da Faculdade de Medicina Albert Einstein, que escreveu extensamente sobre o efeito da antecipação no humor. "Pode aumentar a motivação, o otimismo e a paciência e diminuir a irritabilidade."

Familia unida a beira mar
Planejar as férias e crias expectativas em torno disso pode ajudar a aproveitar mais os dias - Adobe Stock

Claro, não podemos simplesmente reservar uma passagem aérea toda vez que precisamos de um pouco de animação. Mas existem maneiras de aproveitar e incorporar o poder da expectativa na vida cotidiana.

Fique animado com várias pequenas coisas

Pensar antecipadamente em um punhado de pequenas e deliciosas experiências pode ser tão agradável quanto esperar por um grande evento, disse Carrie L. Wyland, psicóloga social da Universidade Tulane, em New Orleans (Estados Unidos).

"No final de cada dia, anote uma coisa que a anima para amanhã", disse ela. "Talvez seja um livro novo, um doce ou uma encomenda que você está esperando."

O acúmulo dessas miniemoções significa que você ainda colherá os benefícios de esperar por algo, mesmo que não seja uma grande recompensa, disse Christian E. Waugh, professor de psicologia na Universidade Wake Forest que estuda expectativas.

"Além disso, com as coisas mais próximas, há uma sensação maior de que vão acontecer com certeza", disse ele. "Você tem mais controle sobre uma pequena reunião esta noite do que as férias em seis meses."

Conecte-se com o seu eu futuro

Já andou por uma casa à venda e imediatamente se imaginou servindo um belo prato de queijos no terraço, talvez vestida com uma espécie de caftan fabuloso?

Quando Torrie Lloyd-Masters, cofundadora do negócio de ambientação A Home At Last, prepara uma casa para a venda, "vamos mostrar às pessoas como seria a vida delas se morassem aqui", disse. "Estamos essencialmente dizendo: 'Este pode ser o seu futuro'."

Funciona porque é atraente se imaginar como o tipo de pessoa que sempre tem um buquê de tulipas na mesa da cozinha. A pesquisa mostrou que sentir como se você estivesse no caminho para o seu "eu futuro" pode ter um efeito positivo no seu bem-estar, tirando você do pensamento de curto prazo. Pensar no futuro pode ajudá-lo a priorizar sua saúde e talvez até a agir com mais ética.

Embora seja divertido sonhar acordado com o seu eu futuro, os passos concretos que você precisa dar para chegar lá podem ser intimidantes. Talvez seu eu futuro queira ser fluente em francês, mas o eu presente mal consiga pedir um croissant.

Comece esclarecendo as coisas que você mais valoriza na vida, então estabeleça metas em torno delas, disse o dr. Rego. Se sua prioridade é ficar em forma e saudável à medida que envelhece, talvez seu objetivo seja correr 5 km. Mas não espere para se sentir motivado antes de dar o primeiro passo.

Em vez disso, quando você faz algo em direção ao seu objetivo, "concentre-se em quão motivado você se sente depois, não antes", disse ele. À medida que você começar a ver o progresso, ficará mais fácil: você ficará ansioso para fazer as coisas que o aproximarão do seu eu futuro.

Um ligeiro suborno pode fazer maravilhas

Qualquer um que tenha levado uma criança para tomar uma vacina contra a gripe e depois tomar um sorvete sabe o poder de criar expectativa para uma coisa que você não quer fazer, combinando-a com uma coisa que você quer.

Em um estudo de 2013 sobre "temptation bundling" [agregar tentações, em tradução livre – quando se associa uma tarefa que a pessoa não quer fazer com algo prazeroso durante ou ao final dela], os participantes receberam um iPod carregado com audiobooks que só podiam ouvir na academia se exercitassem 51% a mais do que aqueles que não receberam o iPod. Foi tão incentivador que, quando o estudo terminou, 61% dos participantes disseram que pagariam para ter acesso aos audiolivros apenas na academia.

Para criar antecipação para as férias em grupo que ela lidera, Pierce envia às clientes com um mês de antecedência listas detalhadas das roupas adequadas para levarem. "Fico tão empolgada com as roupas que vou usar na viagem quanto com a viagem em si", disse ela.

Mas a promessa de uma blusa nova funciona igualmente bem para coisas que você não curte muito. No espírito de se vestir para o sentimento que você quer ter, e não o sentimento que você tem, Pierce recomenda usar serviços de assinatura de moda como Rent the Runway para experimentar um novo visual de maneira acessível.

"Digamos que você tenha uma apresentação de trabalho que a deixa nervosa", disse ela. "Se você também tiver uma roupa nova que está louca para usar, vai ter uma expectativa mais positiva."

Foco em experiências

Vários estudos também sugeriram que obtemos mais felicidade antecipando aquisições experienciais do que materiais. Aumentar a expectativa é um truque importante para Lydia Fenet, uma leiloeira de caridade que levantou mais de US$ 500 milhões em sua carreira.

Se o prêmio for um jantar com uma celebridade, por exemplo, ela pintará um quadro de todas as maneiras como o jantar pode ocorrer. Talvez você e a celebridade se tornem amigos. Talvez eles se tornem padrinhos do seu filho. Talvez vocês passem as próximas décadas fazendo coisas extravagantes de celebridades juntos, como tirar selfies com ótima iluminação em jatos particulares.

"E quando estou prestes a bater o martelo e vender o lote, eu viro para o público e digo: 'Então eles vão jantar com seu novo melhor amigo, George Clooney, no Gramercy Tavern, e vocês estarão sentados em casa comendo pizza'", disse Fenet.

Jantar com Clooney à parte, você ainda pode maximizar a expectativa antes de uma experiência como um encontro. Escolha uma atividade que seja significativa para você ou um lugar que você queira mostrar à outra pessoa, disse Erika Kaplan, vice-presidente de filiados ao serviço de formação de casais Three Day Rule. "Então você está ansioso por duas coisas", ela explicou. "A data em si, mas também apresentar a outra pessoa ao seu mundo e ver como ela reage."

Ansiedade e antecipação podem coexistir

O outro lado da expectativa positiva é a ansiedade antecipatória –e o mais fascinante, disse Waugh, é que elas geralmente acontecem juntas. "Ansiedade e excitação são emoções irmãs", disse ele. "Pense em quando você vai se casar ou ter seu primeiro filho. É uma mistura de ambos."

Mas só é prejudicial "quando você se concentra apenas na parte da ansiedade e negligencia a parte da excitação", acrescentou. A chave é reconhecer o aspecto feliz e positivo do que você está fazendo junto com os sentimentos nervosos. Estudos sugerem que "quando você reavalia as coisas ansiosas como excitantes, isso realmente faz você se sentir melhor em relação a elas", disse Waugh.

Faça alguma coisa

Se as festas são algo que você espera, não espere um feriado para comemorar –apenas invente um, disse Megan White, organizadora de eventos em Savannah, na Geórgia. Dê uma festa de aniversário para o cachorro ou faça um café da manhã com panquecas para todas as crianças da sua rua.

"Pense em maneiras de tornar as ocasiões especiais mesmo quando não houver nenhuma", disse ela. (Precisa de inspiração? O Dia da Gravata Borboleta, o Dia da Lasanha e o Dia do Abraço no Gato estão chegando neste verão, e o Dia Internacional do Fale como um Pirata é em setembro.)

Seja uma festa, um presente ou uma lista de afazeres, a expectativa pode ser uma ferramenta poderosa para manipular nossas emoções.

Quando a escritora de TV Anna Beth Chao escreve um episódio para "You", da Netflix, sempre tenta "terminar com algo para que você fique tipo 'Oh meu Deus, eu preciso ver o que vai acontecer agora'", disse ela.

Quando fica empacada, ela apenas conta para si mesma uma história sobre os personagens e vê aonde vai dar. É uma tática que reaproveita em sua vida pessoal para esperar algo que ela teme, como a viagem de quatro dias de carro que acabou de fazer de Los Angeles para sua casa em New Orleans.

"Basicamente, conto a mim mesma uma pequena história sobre o que pode acontecer", disse ela. "Se você enquadrar isso como 'Bem, e se for uma aventura?', é mais fácil ficar animada."

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.