Descrição de chapéu The New York Times Corpo

Cinta modeladora não reduz medidas, emagrece ou fortalece musculatura

Segundo especialistas, usar espartilhos apertados pode prejudicar os órgãos internos, causar inchaço e constipação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amelia Nierenberg
The New York Times

Os espartilhos estão de volta. Na verdade, nunca foram embora.

Desde tempos imemoriais, as mulheres (e homens) têm usado produtos para estreitar a cintura e achatar a barriga. Nos Estados Unidos, as barbatanas de baleia dos séculos 18 e 19 deram lugar às cintas apertadas sob o pregueado dos anos 1950.

Agora, a lucrativa indústria de "shapewear" [roupas para dar forma] e influenciadores de celebridades lançaram certos produtos para apertar o abdômen como mais do que meras estratégias para alisar roupas especiais.

Cinta modeladora não reduz medidas, ajuda a emagrecer ou fortalece musculatura abdominal - Adobestock

Os modeladores de cintura –dispositivos de compressão apertados em torno do abdômen e normalmente presos com zíperes, velcro ou uma série de ganchos de ilhós– têm sido anunciados como ferramentas úteis para perder peso e esculpir cinturas teimosas.

Algumas fiéis postam vídeos de si mesmas usando as faixas durante treinos ou revelando o progresso a cada dia. Outras os usam passivamente ao longo do dia, na esperança de convencer uma barriga flácida a virar uma cintura de violão.

A implicação é que, com o uso regular, sua cintura ficará apertada e reduzirá, mantendo uma configuração permanente de ampulheta. Mas um modelador de cintura pode realmente fazer isso? Aqui está o que os especialistas têm a dizer sobre quatro das alegações do produto.

1. Um visual permanentemente afilado

A primeira alegação é de que usar um modelador de cintura moldará irreversivelmente seu corpo em uma forma que lhe agrade, como usar um retentor ou aparelho dental para evitar que os dentes se desloquem. A ideia é que, se você espremer regularmente sua cintura em forma de ampulheta, com o tempo o corpo manterá essa forma.​

Mas, ao contrário dos dentes, que podem ser movidos e mantidos porque são ossos, a gordura, os órgãos e a carne ao redor de seu abdômen não serão treinados a ficar numa nova posição, disse Colleen Tewksbury, gerente do programa bariátrico da Penn Medicine e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.

A doutora Maria Lombardo, cirurgiã plástica que especializada em cirurgia de mama e corpo, disse que as células de gordura não podem ser movimentadas ou destruídas.

"Quando você veste algo para apertar sua cintura, a gordura está sendo distorcida dentro dessa célula de gordura, mas a célula não está se decompondo", disse ela. "Não está mudando para outro lugar. Está apenas sendo esmagada."

2. Suor dirigido leva à perda de gordura dirigida

Outra alegação do marketing dos modeladores de cintura sugerem que a transpiração na região da barriga pode decompor as células de gordura mais rapidamente. Mas, assim como a gordura não pode ser redistribuída com pressão, também não pode ser eliminada pelo suor, escreveu em um e-mail o dr. Edward Laskowski, professor e especialista em medicina esportiva na Clínica Mayo em Rochester, em Minnesota.

Na verdade, qualquer alteração de peso pós-treino que você possa notar é provavelmente consequência da perda de líquidos.

Existem alguns medicamentos que podem ajudar a perder peso, mas somente a cirurgia é capaz de remover a gordura de uma área específica. Dieta e exercício costumam ser mais acessíveis e, mesmo assim, tudo diminui lentamente de uma só vez, não importa o que você esteja vestindo.

Não existe algo como "tonificação dirigida", disse a dra. Fatima Cody Stanford, médica-cientista de medicina da obesidade no Hospital Geral de Massachusetts. "Eu sei que nós, como humanos, queremos sentir que temos o controle, mas a realidade é que simplesmente não temos."

3. Restrição de calorias com constrição

Uma terceira alegação diz que um estômago apertado significa menos espaço para os alimentos, ajudando a suprimir o apetite e comer porções menores.

Hipoteticamente, usar algo apertado em torno de seu abdômen pode fazer você se sentir saciada mais rapidamente, assim limitando sua ingestão de calorias, disse a dra. Amy E. Rothberg, professora de medicina e diretora do Programa de Controle de Peso na Universidade de Michigan.

Como as cintas modeladoras podem ser muito desconfortáveis, porém, é provável que você não as use por tempo suficiente para fazer diferença na quantidade de comida que ingere, disse ela.

Em parte de um pequeno estudo realizado na Suécia e publicado em 2010, por exemplo, os pesquisadores tinham como objetivo investigar se o uso de espartilhos após a perda de peso em pacientes obesos poderia ajudá-los a manter a forma.

Mas os pesquisadores não conseguiram tirar conclusões firmes sobre esse tema porque os espartilhos eram tão desconfortáveis que menos de um quarto dos participantes acabou por usá-los regularmente.

"Não há evidências científicas, e só dados muito limitados, se houver, de que os modeladores de cintura realmente contribuem para a perda de peso", disse a dra. Rothberg.

4. Um 'core' mais forte

A quarta tese diz que ao fazer um treino de 'core' com as cintas pode fazer com que a pressão intensa na cintura ajude a formar músculos mais rapidamente.

Para algumas pessoas, dizem os especialistas –especialmente aquelas com músculos abdominais enfraquecidos, geralmente após uma grande cirurgia como cesariana, histerectomia ou cirurgia intestinal–, isso pode ser verdade. Um modelador de cintura pode ser útil para apoiá-las nos estágios iniciais de cura e reconstrução de seu núcleo.

Um pequeno estudo de 2012 descobriu que depois que pacientes com dor lombar crônica usaram um espartilho durante seis meses, sua dor diminuiu e alguns músculos do núcleo foram fortalecidos.

Depois que esses pacientes ganharem força, disse Stanford, eles serão capazes de se sustentar "com sua própria musculatura".

Mas, na ausência de qualquer trauma grave nos músculos do core, os especialistas alertaram que um modelador de cintura pode de fato enfraquecer os músculos abdominais que as pessoas estão tentando aumentar. Isso porque ele pode agir como uma muleta, forçando as pessoas a confiarem no modelador, e não no core, para sustentar o tronco.

Como o músculo queima mais calorias do que a gordura, um modelador de cintura pode retardar a perda de peso em longo prazo, disse Lombardo.

​Existem riscos em longo prazo?

A maioria dos médicos concorda que você teria que usar um modelador de cintura muito apertado, por muito tempo, para prejudicar seus órgãos internos. E, em curto prazo, qualquer desconforto que você possa sentir provavelmente o levará a afrouxar os suportes.

Se você ignorasse o desconforto e mantivesse a cinta modeladora, consumir poucas calorias provavelmente seria insustentável, ou poderia até ser prejudicial. A dieta restritiva pode retardar seu metabolismo, levando ao ganho de peso futuro, ou pode causar distúrbios alimentares e fraqueza.

E a própria constrição pode causar problemas gastrointestinais, como inchaço ou constipação. "Essa compressão também pode contribuir para o refluxo ácido, interferindo no fluxo digestivo normal", escreveu o dr. Laskowski.

Um modelador de cintura também pode prejudicar o movimento natural do diafragma, o que, por sua vez, pode afetar a respiração. Isso é especialmente verdade se a pessoa o usar durante treinos. Em casos raros, disse Lombardo, as pessoas podem desmaiar.

"Ter um bom fluxo de ar, como você foi projetado, é uma coisa boa", disse ela.

Conclusão

Os modeladores de cintura fazem parte do mundo em constante expansão de produtos não comprovados e muitas vezes ineficazes vendidos a mulheres insatisfeitas com seu peso.

"É por isso que temos uma indústria de emagrecimento de bilhões de dólares: queremos o caminho mais fácil", disse a dra. Lombardo.

Isso não quer dizer que atenuar caroços e inchaços sob uma roupa por uma noite não valha a pena para algumas. A confiança é importante, e se o modelador faz você se sentir melhor, vá em frente e use-o. Mas para resultados sustentáveis em longo prazo, seguir uma dieta saudável, incorporar treinamento de força em seus treinos e, o mais importante, ser gentil consigo mesma, são apostas muito melhores.

"Nada supera o básico de alimentação saudável, atividade física e treinamento de força, incluindo exercícios de core", escreveu o dr. Laskowski. "O melhor 'suporte' que você pode dar à sua barriga são os músculos do core trabalhando juntos, e o melhor 'espartilho' é o muscular."

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.