Descrição de chapéu The New York Times Corpo

Como perder peso e não recuperar? Veja o que diz a ciência

Especialistas orientam as pessoas a criar hábitos e rotinas que sejam sustentáveis a longo prazo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jane E. Brody
The New York Times

Pessoas que lutam há anos com o excesso de peso sabem que o trabalho mais difícil e muitas vezes mais frustrante não é perdê-lo, mas não recuperá-lo.

Nas últimas décadas, inúmeros esquemas de dieta populares prometeram ajudar as pessoas a perder os quilos indesejados e, à medida que cada uma dessas dietas falhava em longo prazo, gerava sua sucessora.

Afinal, uma dieta é algo que as pessoas começam para terminar. A maioria pensa numa dieta como um meio para atingir um fim, e poucas que seguem uma dieta de restrição de alimentos para emagrecer esperam ter que comer dessa maneira indefinidamente. É aí que está o problema, e a atual epidemia de obesidade descontrolada é o triste resultado.

Ilustração de um homem sentado numa mesa onde uma pizza é simulada. Ele está sentado em uma fatia que contém alimentos saudáveis, enquanto as demais contém alimentos gordurosos
Para manter o peso após o emagrecimento, cientistas indicam práticas de automonitoramento e medidas de enfrentamento não punitivas - Gracia Lam/The New York Times

Ricos ou pobres, a maioria de nós está cercada de alimentos ricos em calorias, muitos deles saborosos, mas deficientes em ingredientes que nutrem corpos saudáveis.

"Não podemos passar dois minutos sem ser atacados por uma sugestão de comida", disse Suzanne Phelan, principal autora de um estudo encorajador publicado na revista Obesity em 2020.

Mesmo os mais aplicados ao fazer dieta podem achar difícil resistir constantemente à tentação. E depois que as pessoas caem do vagão da dieta muitas vezes ficam fora, e os quilos perdidos reaparecem muito mais depressa do que demoraram para ser eliminados.

Mas esses fatos não precisam desencorajar ninguém de conseguir um emagrecimento duradouro. Os pesquisadores identificaram as estratégias e os processos de pensamento que permitiram a milhares de pessoas, entra elas eu, perder uma quantidade significativa de peso e manter a forma por muitos anos.

O estudo liderado por Phelan, professora de cinesiologia e saúde pública na Universidade Politécnica Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos, identificou hábitos e estratégias que podem ser a chave para o sucesso de milhões de pessoas.

Sim, como a maioria dos planos inteligentes para perder peso, eles envolvem alimentação saudável e atividade física regular. Mas incluem importantes práticas de automonitoramento e medidas de enfrentamento não punitivas que podem ser cruciais para o controle de peso em longo prazo.

O estudo, apoiado por uma doação da WW, nome atual dos Vigilantes do Peso nos EUA (Weight Watchers), foi realizado entre quase 5.000 de seus membros que relataram ter perdido em média 25 kgs e se mantido assim, ou quase, por mais de três anos. Seus hábitos e processos de pensamento foram comparados com um grupo de controle de mais de 500 pessoas obesas que relataram não ganhar nem perder mais de 2,5 kgs em mais de cinco anos.

​Phelan reconhece os desafios emocionais envolvidos na perda de peso duradoura. "A perda de peso em si é um processo muito gratificante. As outras pessoas percebem e incentivam. Mas tudo isso acaba com a manutenção", disse.

No entanto, ela rapidamente acrescentou: "Manter a perda de peso pode ficar mais fácil na prática. Com o tempo, menos esforço intencional – embora seja necessário não parar de se esforçar– é necessário para ter êxito. Após cerca de dois anos, hábitos alimentares saudáveis passam a fazer parte da rotina. As escolhas saudáveis tornam-se mais automáticas quanto mais tempo as pessoas continuam a fazê-las. Elas se sentem estranhas quando não o fazem".

O coautor do estudo, Gary Foster, que é diretor científico da WW, explicou: no programa da WW, "tudo está no menu. As dietas da moda são excessivamente restritivas, o que as condena desde o início. Defendemos a moderação, somos antidietas. As pessoas precisam encontrar hábitos e rotinas que tornem sustentável a perda de peso duradoura".

Assim como relataram muitos do estudo que mantiveram o peso de forma bem-sucedida, para mim, o tempo e a prática modificaram permanentemente o que me atrai, então raramente me sinto privada e tenho menos necessidade de me negar o tempo todo. Admito, porém, que sou menos boa em ignorar desejos do que muitos no novo estudo. É mais provável que eu ceda, mas controle a quantidade que consumo.

As pessoas devem abandonar a ideia de que "não podem gostar de si mesmas até perderem peso", disse Foster. "Em vez disso, elas precisam começar com um senso de autoestima e compaixão. O controle de peso é um processo positivo, não punitivo. Bater em si mesma não ajuda, é desmotivador."

Entre as estratégias úteis identificadas no novo estudo está a de manter mais acessíveis os alimentos de baixa caloria, como frutas e vegetais. "Nós comemos o que vemos", observou Phelan. O contrário é igualmente importante: mantenha alimentos altamente calóricos e menos nutritivos relativamente fora de vista, ou totalmente fora de casa.

Outras táticas úteis usadas pelos mantenedores bem-sucedidos no estudo são estabelecer metas diárias de calorias e fazer um diário alimentar, anotando tudo o que é ingerido todos os dias. Isso ajudou outra amiga minha a manter a perda de aproximadamente 15 quilos durante décadas. "Isso me mantém honesta", ela me disse.

Embora a atividade física por si só não seja muito útil para perder peso, adotar uma rotina de exercícios pode dar aos mantenedores de peso mais liberdade e ajudar a evitar que recuperem os quilos perdidos. Como me disse Foster, "as calorias que entram devem equilibrar as calorias que saem se você não quiser ganhar".

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.