Alimentos que contêm água são alternativa para se hidratar corretamente

Frutas, legumes e verduras frescos são fontes ideais pois também possuem fibras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hannah Seo
The New York Times

Com verões quebrando recordes de temperatura, hidratar-se é mais importante do que nunca. Se você não está bebendo líquido suficiente para produzir o suor adequado em um dia quente, pode estar mais predisposto à insolação. A desidratação pode ser causada pelo calor extremo, mas também pode agravar outros problemas relacionados à alta temperatura, como a câimbra.

Por isso, ingerir líquido é essencial, mas a hidratação pode ir muito além do simples consumo de água. A crença popular de que precisamos beber oito copos por dia para manter a hidratação persiste, mesmo que tenha sido desmentida várias vezes.

Copos de água na frente de vegetais cortados modificando suas dimesões. Fundo marrom
Frutas e vegetais são fontes viáveis de água - Suzanne Saroff/The New York Times

"De fato, não há dados por trás dessa coisa de oito copos por dia. Por exemplo, a urina escura não significa que você está desidratado. Estar hidratado significa apenas consumir líquido o suficiente para não sentir sede, e essa quantidade varia para cada um", afirmou Dan Negoianu, nefrologista da Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Segundo os especialistas, há vários líquidos, além da água, que garantem a hidratação, incluindo alimentos e bebidas, que sempre vão atrair seu interesse. Aqui vão algumas sugestões.

Frutas, legumes, verduras e bebidas

"Achamos que é preciso beber muita água o tempo todo porque ouvimos isso o tempo todo. Você precisa beber os oito copos – hidrate-se, hidrate-se, hidrate-se. Mas qualquer comida ou bebida que tenha conteúdo líquido vai hidratá-lo. Não interessa ao corpo de onde a hidratação vem. Ele só precisa de líquido", disse Tamara Hew-Butler, cientista da medicina do esporte especializada em equilíbrio hídrico da Universidade Estadual Wayne (EUA).

Frutas, legumes e verduras frescos são fontes ideais, porque, além de bastante líquido, também possuem fibras, que proporcionam outros benefícios para a saúde e a dieta. A melancia e o melão-cantalupo são particularmente suculentos. Morango, laranja, uva, pepino e aipo também têm bastante água.

As bebidas de todos os tipos podem hidratar. Suco, leite, chá e café contêm fluidos que seu corpo pode usar. As que têm muito açúcar podem não ser a melhor escolha nutricional, mas as pesquisas indicam que são tão eficientes quanto a água para fornecer líquidos ao organismo.

No calor do verão, sobremesas geladas como o sorvete de massa e o picolé são ótimos meios de consumo de líquidos. "Você pode atingir e ultrapassar a quantidade diária ideal de líquidos por meio do consumo de bebidas e comidas suculentas sem ter de beber um único copo de água", Hew-Butler explicou por e-mail.

As bebidas cafeinadas também podem hidratar. Embora a cafeína seja frequentemente considerada um diurético, ou uma substância desidratante, as pesquisas indicam que o consumo de café ou de outras opções do gênero pode ter os mesmos efeitos hidratantes da água – principalmente se você consumir cafeína com frequência.

"Se você ingerir uma quantidade considerável de cafeína depois de muito tempo sem ela, pode sentir um pouco de desidratação. Fora isso, ela não vai causar nada – pelo menos não na dosagem que as pessoas normalmente consomem", comentou Kelly Hyndman, pesquisadora da Universidade do Alabama em Birmingham que estuda as funções dos rins e a retenção de líquidos.

Não tenha medo de comidas salgadas

Segundo Hyndman, você provavelmente já ouviu falar que as comidas salgadas são desidratantes, mas isso não é exatamente verídico. O corpo procura manter um equilíbrio constante entre sal e água, o que consegue com a ajuda de vários hormônios. O mais importante é o antidiurético (HAD).

Quando ingerimos muita comida salgada de uma vez, o cérebro libera essa substância, que, por sua vez, alerta os rins para reter água, impedindo o corpo de urinar o excesso de líquido. Simultaneamente, o cérebro libera outro hormônio, a vasopressina, ligada à sensação de sede. Juntos, eles avisam que você precisa se hidratar. "Consumir muita comida salgada só é problema se você ignorar a sede", frisou Hew-Butler.

Se você quer saber quais alimentos salgados são hidratantes, azeitona e picles são boas escolhas, apesar de não ser normal consumi-los em grande quantidade. A sopa, principalmente com caldo à base de água, pode auxiliar na manutenção da quantidade necessária.

O que realmente desidrata é o álcool. "A bebida alcoólica suprime o HAD. Quando você a consome, o hormônio não ordena ao rim que reabsorva a água, e então todo o líquido vai passar direto pelo organismo", alertou Hyndman.

Certifique-se de que as crianças, os idosos e os doentes consumam o necessário

"A maioria das pessoas que se dizem desidratadas provavelmente não está. Mesmo que algumas estejam desidratadas, a maioria está adequadamente hidratada ou até hidratada em excesso. Se você já reclamou de ter bexiga pequena ou está urinando mais do que gostaria, talvez não precise tomar tanto líquido, porque ele só vai passar por você. Os que precisam de mais atenção com a hidratação são as crianças, os mais velhos e as pessoas com problemas de saúde", continuou Hyndman.

"Os outros só precisam beber algo ou comer alimentos com bastante líquido quando estiverem com sede, e confiar nos instintos. Não devemos esquentar a cabeça demais com isso", disse Hew-Butler.

"Com exceção de algumas condições de saúde ou de ambientes superinóspitos, é difícil ir contra a regra de 'beber quando se está com sede'. Quando se trata da quantidade de água de que você precisa, é como 'Cachinhos Dourados e os Três Ursos'. Da mesma maneira que ela decidiu sozinha o melhor mingau, cada pessoa tem de descobrir o nível de hidratação certo para sua situação", concluiu Negoianu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.