Descrição de chapéu Corpo

Leitores tiram suas dúvidas sobre emagrecimento saudável

Como estabelecer estratégias duradouras e adaptadas para a realidade de cada pessoa foram algumas das principais questões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O emagrecimento saudável foi tema de uma interação entre leitores, onde eles puderam escrever suas principais dúvidas sobre o assunto.

Entre as questões estavam como estabelecer estratégias duradouras e adaptadas para a realidade de cada pessoa. A maioria deles afirmam que dietas populares como aquelas que eliminam completamente carboidratos, a dieta da sopa, e até a da lua, já fizeram parte do seu plano alimentar.

Como manter o peso após o processo de emagrecimento é uma dúvida comum entre quase todos. Alguns dizem que nunca conseguiram atingir esse objetivo.

Ketogenic low carbs diet concept. Healthy balanced food with high content of healthy fats. Diet for the heart and blood vessels. Organic ingredients, dark rusty background, copy space top view Alimentos permitidos em uma dieta com baixo teor de carboidratos
Leitores tiram suas dúvidas sobre emagrecimento saudável - Ricka Kinamoto/Adobe Stock

Para responder às questões, a Folha convidou Maria Edna de Melo, presidente do departamento de obesidade da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

"Muitas vezes o paciente não consegue atingir o objetivo que pretendia, mas já é um grande ganho para a saúde física e mental, e esse ganho deve ser visto e ser sentido como uma grande conquista", afirma Melo.

"Quando a gente fala em emagrecer, o pessoal pensa que é ficar magro mesmo, mas emagrecer é ter um peso melhor, uma saúde melhor."

A agente de atendimento Paula Cicogna Faggioni, 57, pergunta se é possível perder peso e comer chocolate. E, se sim, quanto e quando a pessoa pode ingerir durante o processo.

De acordo com a especialista é possível, mas depende do plano alimentar. Qualquer quantidade irá contribuir para aumentar as calorias e isso pode sabotar o emagrecimento se não for consumido de forma adequada.

"O chocolate que tem uma maior quantidade de cacau tipo 70%, 80%, ou até aqueles que são tipo 90%, são mais recomendados", diz Melo.

Já a professora Ilma Soares de Souza Gallo, 52, que já adotou dietas e exercícios da moda para tentar perder peso, pergunta qual a melhor estratégia para uma mulher com mais de 50 anos.

Segundo a endocrinologista, uma pessoa nesse perfil deve seguir uma alimentação balanceada com prática de atividade física regular que associe exercícios de resistência e aeróbicos.

No caso de Milena Lessa, 35, a flacidez é um problema. Ela pergunta como melhorar esse aspecto do corpo com a sua idade, e como perder a barriga se a pessoa é considerada visualmente magra.

Para o abdômen, a especialista da SBEM explica que caso seja gordura, o emagrecimento é suficiente, uma vez que na medida que se perde peso, a gordura da região é a que vai embora primeiro.

No caso da flacidez, a prática de atividade física com exercícios de resistência pode ajudar, além de procedimentos estéticos e dermatológicos.

"E para aqueles casos que impactam mais na percepção da pessoa, que realmente tem um componente físico importante, existe a possibilidade de cirurgia plástica, mas isso vai da gravidade de cada caso."

O tempo em que a pessoa deve ficar vigilante após o processo de emagrecimento também é uma dúvida recorrente entre os leitores. A ativista Eugênia Hidelmir Rodrigues, 43, gostaria de saber qual é esse período após dietas consideradas restritivas.

A médica afirma que regimes restritivos não são recomendados, pois para manter o peso eliminado é necessário seguir o plano alimentar feito durante o processo de emagrecimento.

Após perder peso com este tipo de dieta, porém, não há um período determinado em que a pessoa deve ficar vigilante, diz.

"O nosso sistema alimentar está disposto de uma forma que nos estimula muito a alimentação, então é importante ter sempre a alimentação para manter a perda de peso conseguida", declara Melo.

Uma dieta popular e restritiva, por exemplo, é a low carb, onde a ingestão de carboidratos é feita de forma baixa e controlada. A técnica em assuntos educacionais Keila Patricia Gonzalez, 43, questiona se ela oferece riscos.

De acordo com a especialista, há riscos se estiver desbalanceada.

"Quando se faz dieta low carb normalmente existe uma ingestão maior não só de proteína mas também de gordura, e como a proteína é de origem animal, normalmente a gordura é saturada. Então para pacientes que já têm colesterol alto isso pode aumentar o risco", afirma.

Melo indica que os interessados em fazer o plano alimentar devem preconizar a ingestão de proteínas de origem alimentar e procurar o acompanhamento de um nutricionista.

O projetista Rafael Santos, 38, quer saber como começar o processo de emagrecimento e, dado o pontapé inicial, como não desistir no meio do caminho.

Melo afirma que a jornada deve ser iniciada com foco na alimentação, que é o principal pilar para a saúde e a busca de um peso menor. Isso significa, de acordo com a médica, diminuir a ingestão de ultraprocessados, fast foods e alimentos ricos em gordura e açúcar.

"Para não desistir precisamos talvez lembrar que a persistência é um dos principais marcadores de uma manutenção de perda de peso a longo prazo."

Por fim, a professora Elaine Rizzuti, 61, questiona como não ficar com o pensamento obsessivo em relação ao emagrecimento.

É importante separar o que é um pensamento obsessivo e o que é um cuidado com o corpo e a saúde de uma forma geral, diz a médica. Melo diz que é importante comer de corpo e mente presente, buscando sempre uma alimentação saudável.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.