Descrição de chapéu The New York Times Mente

A cannabis pode te ajudar a dormir? Evidências científicas indicam que sim

Pesquisas sugerem que os princípios ativos da planta, como o CBD, podem ser benéficos para um sono de qualidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hannah Seo
The New York Times

Sempre demoro para dormir e acordo com frequência a noite. Ouvi dizer que a cannabis pode ajudar. É verdade?

Poucas coisas podem atrapalhar mais o seu dia do que uma noite mal dormida. O sono insuficiente pode piorar o humor, esgotar a energia e até mesmo tem sido associado a uma série de problemas de saúde, incluindo demência, depressão, doença cardíaca e um sistema imunológico enfraquecido.

Pesquisas sugerem que produtos a base de cannabis podem ajudar no sono - Adobe Stock

Entre 2013 e 2020, de acordo com o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, mais de um terço dos adultos no país relataram dormir menos do que as sete horas recomendadas por noite. E, em 2020, um estudo do Departamento de Saúde e Serviços Humanos descobriu que cerca de 8% dos adultos relataram que tomavam regularmente medicamentos para dormir, ajudá-los a adormecer ou continuar dormindo. Algumas dessas pessoas, sugerem estudos, podem estar fumando ou consumindo produtos de cannabis para ajudar no sono.

Então, pedimos a alguns especialistas, incluindo pesquisadores de cannabis e sono, um psicólogo do sono e um farmacêutico que trabalha com a planta, para explicar seus efeitos no sono e como seus vários compostos químicos influenciam nos resultados.

A cannabis vai me ajudar a dormir?

Em um estudo publicado em 2022 com mais de 27 mil usuários de maconha medicinal nos Estados Unidos e no Canadá, quase metade citou o sono como uma razão de saúde física para seu uso.

Mas é complicado explicar exatamente como a cannabis afeta o sono, porque os estudos realizados são limitados e seus resultados, frequentemente mistos, diz Vyga Kaufmann, professora assistente de psicologia e neurociência na Universidade de Colorado em Boulder.

Os dois principais compostos ativos da cannabis –tetrahidrocanabinol (ou THC, que é amplamente responsável por deixar as pessoas "chapadas") e canabidiol (ou CBD, que não causa isso)– parecem afetar o sono de maneiras diferentes, aponta Cinnamon Bidwell, psicóloga clínica e professora assistente de ciência cognitiva também na Universidade do Colorado em Boulder.

Por exemplo, estudos limitados descobriram que baixas doses de THC podem melhorar o sono e altas doses podem piorá-lo, enquanto o inverso é verdade sobre o CDB. Isso torna o estudo da cannabis e do sono desafiador, indica Bidwell –especialmente porque diferentes produtos de cannabis podem ter proporções diferentes dos compostos.

Dito isso, pesquisadores de uma revisão de 26 estudos publicada em 2020 relataram que havia "evidências preliminares promissoras" de que as terapias com canabinoides, incluindo THC e CBD, deveriam ser investigadas como possíveis tratamentos para problemas de sono como insônia, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas e pesadelos relacionados ao transtorno de estresse pós-traumático.

Os efeitos da cannabis no sono e na sonolência também podem ser influenciados pela forma como você a ingere, diz Ashima Sahni, pneumologista e especialista em sono da Faculdade de Medicina da Universidade de Illinois.

As formas orais, como pílulas ou mastigáveis, levarão mais tempo para fazer efeito do que as formas inaladas, afirma, mas seus efeitos no sono serão prolongados durante a noite. A cannabis inalada, por vaporização ou fumo, produzirá resultados mais rápidos, mas não durarão tanto. Claro, acrescenta Sahni, vaporizar e fumar podem causar problemas de saúde, incluindo danos aos pulmões e vias aéreas inflamadas.

Há também algumas evidências de que a cannabis pode ajudar indiretamente no sono, aliviando dor crônica e ansiedade –duas principais preocupações que motivam novos pacientes a experimentar a cannabis medicinal, diz Rahim Dhalla, farmacêutico especializado em cannabis medicinal em Ottawa, no Canadá, que estudou as experiências dos pacientes com cannabis para dormir. A pesquisa nessa área, porém, é "limitada" e "os dados estejam espalhados por toda parte", diz Kaufmann.

O que é preciso considerar

Em sua experiência clínica, Bidwell indica que as pessoas que usam produtos de cannabis para dormir parecem ficar mais satisfeitas com eles quando os usam de vez em quando, mas não todos os dias. Isso ocorre porque o uso de THC com muita frequência pode levar a uma tolerância ou dependência, diz ela, o que pode reverter seus benefícios no sono.

"À medida que você começa a usá-la de forma mais crônica, cai na armadilha de que, para obter o mesmo efeito, é necessário aumentar a quantidade", acrescenta Sahni. E, eventualmente, pode chegar a um ponto em que não funciona.

Ao mesmo tempo, você pode se tornar tão dependente que precisa continuar consumindo para evitar os sintomas de abstinência. Em pessoas com dependência de maconha, pontua Bidwell, interromper seu uso pode resultar em sintomas como ansiedade, irritabilidade, náusea e até mesmo sonhos perturbadores que podem atrapalhar o sono.

"Essa é uma das principais razões pelas quais elas voltam a usá-la, ou por que não conseguem parar totalmente", diz ela, "porque é difícil dormir durante a abstinência."

E algumas pessoas que usam muito THC podem relatar uma "ressaca de maconha" na manhã seguinte, que pode incluir sintomas como fadiga, dor de cabeça e olhos e boca secos. Usar o CBD, no entanto, não parece levar a uma tolerância ou dependência.

Na experiência clínica de Kaufmann, muitos pacientes querem experimentar a cannabis para dormir porque desconfiam de medicamentos soníferos. Mas ela os aconselha a primeiro tentar algumas estratégias de estilo de vida, como ir para a cama e acordar nos mesmos horários todos os dias, reduzir o tempo de tela antes de dormir, cortar a cafeína à tarde, fazer exercícios diários e manter o quarto fresco, limpo e confortável.

Para seus pacientes com insônia, Kaufmann recomenda tentar a terapia cognitivo-comportamental para insônia, ou CBT-I, um tipo de terapia de conversação projetada para ajudar a mudar a maneira como você pensa sobre o sono. É "a intervenção padrão-ouro para insônia que tem os efeitos mais duradouros", afirma, e os pacientes geralmente nem sabem que é um tratamento possível para eles.

Uma consideração importante para qualquer pessoa curiosa sobre a maconha é que não é legal em todos os lugares nos EUA [e ilegal no Brasil]. Mas mesmo que você more em um local onde o consumo é legal, deve se fazer algumas perguntas antes de experimentar a maconha para dormir, diz Dhalla: você está tomando algum medicamento que possa interagir com ela? (O anticoagulante varfarina e vários medicamentos para epilepsia são uma preocupação particular com produtos de cannabis.) Você gostaria de algo que possa usar todos os dias, ou apenas quando necessário? Se você está procurando um auxílio para dormir todos os dias, diz ele, a cannabis não é sua melhor aposta.

O ponto principal é que precisamos de mais pesquisas, diz Kaufmann. Queremos que as pessoas se sintam satisfeitas com o sono, indica. Se você nunca consumiu produtos a base de maconha e está procurando ajuda para dormir, não deve ser a primeira coisa a tentar.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.