Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2013 - 03h55

Opinião: "Escreveu, não leu..."

Publicidade

FRANCISCO DAUDT
COLUNISTA DA FOLHA

Todas as grandes figuras do pensamento geram uma mitologia em torno do que escreveram e são citadas de maneira impressionista por aqueles que não as leram.

Inconsciente comanda nossas decisões, mostram pesquisas
'Nossos julgamentos são afetados por sentimentos que não percebemos

Freud parece ter um lugar de destaque nessa galeria. Desperta ódio entre feministas e preconceitos variados.Mas há conceitos seus que são alvos especiais do "achismo" baseado no ouvir falar, entre eles o do inconsciente. Enquanto a coisa se dá como palpite de botequim, a liberdade de expressão a protege. Mas, quando a distorção sai escrita por "sábios", aí é preciso dizer umas coisas em nome do velho professor.

Eu sei como termina a frase do título, mas ouvi um final mais engraçado para ela: "Escreveu, não leu... é analfabeto funcional". Tal condição poderia se aplicar a quem escreve que o inconsciente descrito por Freud é lúgubre e doentio. Ou a quem escreve, como se fosse novidade, que 90% do que fazemos não se origina na consciência.

Ora, Freud nos descreveu como alguém montado a cavalo (o cavalo seria o inconsciente). O cavaleiro pode ter a impressão de que está no comando, mas é frequente que o cavalo tenha ideias próprias e a direção mude. Ele descreveu três instâncias para além do que percebemos de forma consciente:

1. O grande oceano inconsciente do "id" (a boa tradução do alemão "das es" seria "algo em nós", como na frase "algo em mim me diz que..."), onde mora o motor de nossos atos chamado "desejo", emaranhado de memórias com instintos animais primitivos cuja maior ordem é procriar (daí dizerem que Freud só pensava "naquilo").

2. O inconsciente reprimido pelo superego (programa que nos critica e censura, além de estabelecer ideais inalcançáveis se alimentado por nossa criação nesse sentido), onde moram impulsos considerados proibidos. Exemplo: o desejo exibicionista, que faz parte do sexual, pode ser visto como errado e virar timidez. Esse inconsciente, sim, é causador de doenças, pois a timidez pode se tornar fobia social.

3. O pré-consciente. Esse guarda memórias e percepções que não estão na tela consciente no momento, mas podem entrar nela. Exemplo: o que você comeu no jantar? Agora que perguntei, a memória saiu do pré-consciente e se tornou consciente. Mulheres costumam levá-lo a sério, são capazes de dizer "ele está me traindo" porque perceberam que o marido saiu com um nó duplo na gravata e voltou com um nó simples ("em algum momento ele tirou a roupa"). É o mesmo que nos diz para não comprar carro usado de certos ministros de Minas e Energia, só de olhar para a cara deles.

Portanto, se vai publicar algo sério sobre alguém, é melhor ler antes.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página